Editorial: v. 8, n. 19, dez. 2020
Resumo
Foi com entusiasmo que recebemos o convite dos editores da Revista de Pesquisa Qualitativa para elaborarmos um dossiê sobre a metodologia de análise de textos em pesquisas qualitativas denominada de Análise Textual Discursiva (ATD).
Encaramos o desafio pensando em dois aspectos. O primeiro, de ordem afetiva, é a homenagem a nosso orientador, Prof. Roque Moraes, que desenvolveu e cunhou a Análise Textual Discursiva em um tempo que se concretizou quando fomos seus alunos de doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. De muitos diálogos, originou-se o livro Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007), mas as marcas de sua elaboração estão em seus textos anteriores.
O segundo aspecto é o da difusão dessa metodologia em diferentes campos de pesquisas qualitativas, especialmente na Educação, na formação de professores e no Ensino de Ciências. Esta provavelmente foi a razão pela qual os editores da Revista de Pesquisa Qualitativa fizeram o honroso convite, o qual não poderíamos deixar de aceitar. Estávamos no início da primavera e tínhamos uma estação do ano para aprontar o trabalho. Tínhamos que estar isolados e usar máscara ao sair, lavando sempre as mãos! Justamente na primavera, período que nos inspira a pensar em renovação e que, neste ano, em particular, nos estimula a ter esperança!
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.