Reflexões acerca do desenvolvimento da autoria no exercício de escrita envolvido na análise textual discursiva: um horizonte compreensivo
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.353Resumo
Neste texto abordam-se algumas reflexões, aprendizagens e compreensões acerca do processo de apropriação teórico/metodológico da Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse interím, tencionou-se compreender a potência da ATD no percurso de constituição do vir a ser professor/pesquisador e no desenvolvimento de sua autoria. Como material empírico foram analisadas as escritas provenientes dos diários de pesquisa que acompanham a pesquisadora, autora desse texto, desde sua graduação e seus textos de pesquisa. Como compreensões pode-se mencionar a relevância do processo de apropriação teórico/metodológico da ATD como potência no percurso constitutivo do vir a ser professor/pesquisador. Nesse contexto a sensibilidade e a escrita se aproximam em termos de aprendizagem, por meio desse movimento a elaboração de metaforas aflora. Dessa amalgama, entre apropriação da ATD, desafio de escrita constante e desenvolvimento da sensibilidade a autoria do pesquisador é delineada de forma progressiva, rumo a um entendimento mais profundo e intenso dos fenômenos investigados.
Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Autoria; Metatexto.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.