Análise textual discursiva na pesquisa sobre formação de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.360Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar o percurso da Análise Textual Discursiva em uma pesquisa qualitativa desenvolvida no âmbito da formação de professores de Matemática, bem como explicitar algumas aprendizagens possibilitadas ao pesquisador por essa metodologia. Para isso, são expostos alguns princípios que orientaram a realização da pesquisa qualitativa, e é descrito, de modo gradual, como foi o processo de desenvolvimento da Análise Textual Discursiva nessa pesquisa. Ademais, é exibido o recorte de um dos metatextos produzidos na tese, visando a explicitar o exercício de diálogo intenso estabelecido com os interlocutores empíricos e teóricos, assim como a expressão dos argumentos necessários para comunicar as compreensões emergentes em uma pesquisa qualitativa. Logo, o modo como essa metodologia possibilita conduzir o pesquisar faz com que o pesquisador se sinta desafiado a ler e escrever sempre mais e, principalmente, a aprender.
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Análise Textual Discursiva; Formação de professores de Matemática.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.