Análise textual discursiva na pesquisa sobre formação de professores de matemática

Autores

  • Liliane Silva de Antiqueira FURG
  • Celiane Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.360

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o percurso da Análise Textual Discursiva em uma pesquisa qualitativa desenvolvida no âmbito da formação de professores de Matemática, bem como explicitar algumas aprendizagens possibilitadas ao pesquisador por essa metodologia. Para isso, são expostos alguns princípios que orientaram a realização da pesquisa qualitativa, e é descrito, de modo gradual, como foi o processo de desenvolvimento da Análise Textual Discursiva nessa pesquisa. Ademais, é exibido o recorte de um dos metatextos produzidos na tese, visando a explicitar o exercício de diálogo intenso estabelecido com os interlocutores empíricos e teóricos, assim como a expressão dos argumentos necessários para comunicar as compreensões emergentes em uma pesquisa qualitativa. Logo, o modo como essa metodologia possibilita conduzir o pesquisar faz com que o pesquisador se sinta desafiado a ler e escrever sempre mais e, principalmente, a aprender.

Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Análise Textual Discursiva; Formação de professores de Matemática.

Downloads

Publicado

2020-12-22