Vigotski e a educação em ciências: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.550Palavras-chave:
Teoria histórico-cultural, Ensino de Ciências, Desigualdades socioeducacionaisResumo
Investiga-se como a teoria histórico-cultural de Vigotski vem sendo explorada em pesquisas focadas no ensino de ciências na educação básica no Brasil. Realizou-se revisão integrativa dos artigos publicados entre 2010 e 2020 na biblioteca SciELO, resultantes da busca por meio da combinação terciária das palavras-chave: “Vigotski”; “Ensino”; “Ciências” e o operador booleano and. Identificou-se o total de 16 artigos, dos quais cinco atenderam aos critérios de inclusão. Os trabalhos utilizam aportes da teoria histórico-cultural como fundamentação teórico-metodológica, o que contribui para a qualidade crítica e reflexiva da educação em ciências, por meio da abertura à emergência de tensões e contradições em sala de aula, cujas sínteses dialéticas geram conhecimentos qualitativamente novos. Porém, a maioria não explicita desdobramentos de classe, raça, gênero e deficiência na análise semiótica. Esses resultados sinalizam a apropriação parcial da teoria e a importância da inclusão de mediações que considerem as condições de vida dos alunos.
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