Observação participante, oficinas e entrevistas semiestruturadas: pesquisa participativa com jovens do interior de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.578Palavras-chave:
Metodologia participativa, Observação participante, Desigualdades sociais, ResistênciaResumo
O artigo aborda a metodologia participativa na pesquisa com jovens rurais de comunidades quilombolas e da periferia urbana do interior de Pernambuco. Observamos a contribuição dessa metodologia para compreendermos as situações de opressão e desigualdades vivenciadas por esses/as jovens e as formas de resistência construídas pelos/as mesmos/as. As pesquisas participativas vêm sendo construídas a partir de uma diversidade de instrumentos e de técnicas que possibilitam a construção de informações. Utilizamos três métodos: a observação participante, que nos ajudou a compreender o contexto dos/as jovens, etapa importante para subsidiar a construção da segunda etapa: as oficinas, momento em que foi possível construir reflexões junto aos/as jovens; o terceiro foram as entrevistas semiestruturadas que permitiram aprofundar algumas temáticas discutidas nas oficinas. Destacamos a importância de as pesquisas possibilitarem espaços para que os/as participantes falem de suas vivências e reflitam sobre as mesmas em prol do fortalecimento de práticas de resistência.
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