A construção de projetos político-pedagógicos crítico-emancipatórios: entre galhos e raízes das contradições sociais
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.680Palavras-chave:
Paulo Freire, Currículo, Projeto Político-Pedagógico, Tema GeradorResumo
Tendo em vista a nova Base Nacional Comum Curricular, que implica na reorientação dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas de todo o país, buscou-se na pedagogia freireana um mecanismo de resistência e posicionamento crítico-emancipador - constituído na superação das contradições sociais. Assim, investiga-se o papel das contradições sociais no encaminhamento da construção de um Documento Orientador Municipal de Projetos Político-Pedagógicos. Para tal, pautou-se num estudo que articula as etapas da constituição de um PPP com elementos da pedagogia freireana, o qual auxiliou no desenvolvimento e na análise de um curso de formação de professores da rede municipal de ensino de Cairu/BA. No curso foram registradas informações por meio de videogravações, produções dos participantes e levantamentos acerca da comunidade, sendo analisadas conforme a Análise Textual Discursiva. Dos resultados, destaca-se que, na organização do documento que orienta a construção de outros Projetos Político-Pedagógicos, é necessário considerar a existência de diferentes realidades e por base das contradições num determinado contexto.
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