Raízes sócio-filosóficas e evolução da Grounded Theory

Autores

  • Ângela Simões Hospital Amato Lusitano - Unidade Local de Saúde, Castelo Branco e Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Paula Sapeta Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.135

Resumo

Resumo: A Grounded Theory (GT) é uma metodologia que, a partir das experiências vivenciadas por atores sociais, e através de processos de codificação e comparação constante, permite o desenvolvimento de teoria. Este ensaio teórico, de natureza descritivo-reflexiva, elaborada durante a investigação acerca da Promoção e Preservação da Dignidade no Contexto de Cuidados em Lares de Idosos, realizada no contexto do Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa, tem o objetivo de apresentar a revisão narrativa e metodológica sobre as origens e evolução da GT, desde a influência fundamental do interacionismo simbólico, do pragmatismo e da Escola de Chicago salientando o momento diacritico na trajetória dos seus autores originais, Barney Glaser e Anselm Strauss, pautado por ideias distintas sobre o processo de recolha e análise de dados e sobre a postura do pesquisador perante o contexto e a própria investigação, que marcará a evolução da metodologia até à atualidade.

Palavras-chave: Investigação qualitativa; Grounded Theory; Interacionismo Simbólico.

 

Socio-philosophical roots and evolution of Grounded Theory

Abstract: The Grounded Theory (GT) is a methodology that, from the experiences lived by social actors, and through processes of codification and constant comparison, allows the development of theory. This theoretical essay, of a descriptive-reflexive nature, elaborated during the investigation about the Promotion and Preservation of Dignity in the context of Care in Nursing Homes, carried out in the context of the PhD in Nursing of the University of Lisbon, has the purpose of presenting the narrative and methodological revision on the origins and evolution of the GT, from the fundamental influence of symbolic interactionism, pragmatism and the Chicago School emphasizing the diacritical moment in the trajectory of its original authors, Barney Glaser and Anselm Strauss, based on distinct ideas about the process of data collection and analysis and on the researcher's posture before the context and the research, that will mark the evolution of the methodology to date.

Keywords: Qualitative research; Grounded Theory; Symbolic Interactionism.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ângela Simões, Hospital Amato Lusitano - Unidade Local de Saúde, Castelo Branco e Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Licenciada em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Mestre em Cuidados Paliativos. Doutoranda em Enfermagem.

Enfermeira Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos da ULS Castelo Branco

Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Paula Sapeta, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Licenciada em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica. Pós graduada em Cuidados Paliativos. Mestre em Sociologia. Doutora em Enfermagem

Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Referências

ALLEN, L. A critique of four Grounded Theory texts. The Qualitative Report, Nova Southeastern University, v. 15, n. 6, p. 1606-1620, 2010.

ALVARO, J. et al. Introducción a la psicología social sociológica. 1. ed. Barcelona: Editorial UOC, 2007.

ANDRÉU, J.; GARCÍA-NIETO, A.; PÉREZ CORBACHO, A. Evolución de la Teoría Fundamentada como técnica de análisiscualitativo. 1. ed. Madrid: CIS, 2007.

ANNELLS, M. Grounded Theory method, part 1: within the five moments of Qualitative research. Nursing Inquiry, Carlton, v. 4, n. 2, p. 120-129, june. 1997a.

ANNELLS, M. Grounded Theory method part 2: options for users of the method. Nursing Inquiry, Carlton, v. 4, n. 3, p.176-180, aug. 1997b.

BABCHUK, W. Grounded theory as a “family of methods”: A genealogical analysis to guide research. US-China Education Review, Valley Cottage, v. 8, n. 9, p.10-16. 2010.

BLUMER, H. Symbolic Interactionism. Perspective and Method. 1. ed. Berkeley: University of California Press, 1998.

BORTOFF, J.; MORSE, J. Identify types of attending: patterns of Nursing Work. The Journal of Nursing Scholarship, Medford, v. 26, p. 53-60. 1994.

BRYANT, A. Grounded Theory and Pragmatism: The Curious Case of Anselm Strauss. Qualitative Social Research, Berlim, v. 10, n. 3, p. 1-31, sept. 2009. Disponível em: http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/1358/2850. Acesso em: 10 out. 2013.

CARTER, S.; LITTLE, M. Justifying Knowledge, justifying method, taking action: epistemologies, methodologies, and methods of qualitative research. Qualitative Health Research, Thousand Oaks, v. 10, n. 17, p.1316-1328, sept. 2007.

CHARMAZ, K. A Construção da Teoria Fundamentada. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CLARKE, A. Seeing the person behind the patient: enhancing the care of older people using a biographical approach. Journal of Clinical Nursing, Oxford; Boston, v. 12, n. 5, p. 697-706, sept. 2003.

COONEY, A. Rigor and Grounded Theory. Nurse Researcher, Harrow, Middlesex, v. 14, n. 4, p. 17 – 22, 2010.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Eds.) Handbook of Qualitative Research. 2. ed. California: SAGE Publications, 2000.

ESCALANTE, E. Revisitando la crítica a la teoría fundamentada (GroundedTheory). Poliantea, Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano, v. 7, n.12, p. 59-77, mar. 2011.

FLICK, U. Introducción a la InvestigaciónCualitativa. 1. ed. Madrid: Ediciones Morata S. L., 2004.

GLASER, B. Theoretical sensitivity: advances in the methodology of grounded theory. 1. ed. Mill Valley, CA: Sociology Press, 1978.

GLASER, B. Basics of grounded theory analysis. 1. ed. Mill Valley, CA: Sociology Press, 1992.

GLASER, B. Introduction: Free Style Memoing. The Grounded Theory Review, Charleston, v. 12, n. 2, s.p., dec. 2013. Disponível em: http://groundedtheoryreview.com/2013/12/22/introduction-free-style-memoing/. Acesso em: 23 out. 2014.

GLASER, B.; STRAUSS, A. The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. 1. ed. Chicago: Aldine, 1967.

GOULDING, C. Grounded Theory: some reflections on paradigm, procedures and Misconceptions. Working Paper Series. United Kingdom: University of Wolverhampton, 1999.

GUBA, E.; LINCOLN, Y. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Eds.). Handbook of qualitative research. 1. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994. p. 105-117.

HALL, H.; GRIFFITHS, D.; MCKENNA, L. From Darwin to constructivism: the evolution of grounded theory. Nurse Researcher, Harrow, Middlesex, v. 20, n. 3, p.17-21, jan. 2013.

JAMES, W. Pragmatism. 1. ed. New York: Vintage Books, 1907.

JOAS, H. Interacionismo simbólico. In: GUIDDENS, A.; TURNER, J. Teoria social hoje. 1. ed. São Paulo: Unesp, 1999. p.127-174.

JONES, M.; ALONY, I. Guiding the use of Grounded Theory in Doctoral studies – an example from the Australian film industry. International Journal of Doctoral Studies, University of Wollongong, v. 6, p. 95-114. 2011. Disponível em: http://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=1842&context=commpapers. Acesso em: 23 nov. 2015.

KELLE, U. “Emergence” vs. “Forcing” of Empirical Data? A crucial problem of “Grounded Theory” reconsidered. Forum: Qualitative Social Research, Berlim, v. 6, n. 2, p. 1-22, may. 2005.

LINCOLN, Y.; GUBA, E. Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging confluences. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Eds.). The handbook of qualitative research. 2. ed. London: Sage, 2000. p. 163-188.

MEAD, G. Mind. Self and Society. 1. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1967.

MILES, M.; HUBERMAN, M. Qualitative date analysis: an expanded source book. 2. ed. London: Thousand Oaks SAGE, 1994.

MORSE, J. et al. Developing grounded theory: The second generation. 1. ed. Walnut Creek, CA: Left Coast Press, 2009.

MULLER, M. Curiosity, Creativity, and Surprise as Analytic Tools: Grounded Theory Method. In: OLSON, J.; KELLOGG, W. (Eds.). Ways of Knowing. 1. ed. New York: HCI, Springer Science & Business Media, 2014. p. 25-48.

PARTINGTON, D. Building Grounded Theories of Management in action. British Journal of Management, Londres, v.11, n. 2, p. 91-102, june. 2000.

PATTON, M. Qualitative evaluation and research methods. 3. ed. Newbury Park, CA: Sage. 2002.

RAYMOND, É. La TeorizaciónAnclada (GroundedTheory) como Método de Investigación en Ciencias Sociales: en la encrucijadade dos paradigmas. Cinta de Moebio, Santiago, Chile, v. 23, p. 217 – 227, 2005. Disponível em: <http://www.facso.uchile.cl/publicaciones/moebio/23/raymond.htm>. Acesso em: 23, nov. 2015.

SCHWANDT, T. Three Epistemological Stances for Qualitative Inquiry. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Eds.). Handbook of Qualitative Research. 2. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2004. p. 189-213.

STRAUSS, A. Qualitative analysis for social scientists.1.ed. San Francisco: Cambridge University Press, 2003.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of qualitative research: grounded theory. Procedures and techniques. 1. ed. London: Sage Publications, 1990.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of Qualitative Research. Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. 3. ed. London: Sage Publications, 2008.

STRYKER, S.; VRYAN, K. The symbolic interactionist frame. In: DELAMATER, J. (Org.). Handbook of social psychology. 1. ed. New York: Springer, 2006. p. 3-28.

TAYLOR, S.; BOGDAN, R. Introducción a los métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de significados. 2. ed. Buenos Aires: Ediciones PAIDOS, 1994.

TRINIDAD, A.; CARRERO, V.; SORIANO, R. Teoría fundamentada GroundedTheory. La construcción de la Teoría a través de la análisis interpretacional. 1.ed. Madrid: CIS, 2006.

VALLES, M. Metodología y tecnologíacualitativas: actualización de un debate, desde la mirada más atenta en la obra de Barney G. Glaser. EMPIRIA Revista de Metodología de Ciencias Sociales, Madrid, v. 9, p.145-168, ene./jun. 2005.

Publicado

2018-12-24

Como Citar

Simões, Ângela, & Sapeta, P. (2018). Raízes sócio-filosóficas e evolução da Grounded Theory. Revista Pesquisa Qualitativa, 6(12), 595–610. https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.135

Edição

Seção

Outros Temas