Iniciação científica no ensino superior a distância: uma revisão sistemática de literatura no período de 2018 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.34.828Palavras-chave:
Iniciação científica, Ensino a distância, Revisão Sistemática de LiteraturaResumo
Este estudo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre a iniciação científica no contexto do ensino superior a distância (EAD) e tem como objetivo geral analisar, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, a produção científica existente sobre a iniciação científica no contexto do EaD, identificando lacunas e oportunidades de pesquisa. Utilizando as bases de dados CAPES e ERIC, a pesquisa, abrange publicações de 2018 a 2022. O córpus documental inclui dez estudos, sendo 2 de 2018, 1 de 2019, 1 de 2020 e 6 de 2021, não sendo encontradas publicações relevantes para 2022. Os resultados revelam a ausência de pesquisas específicas sobre a iniciação científica no EaD, destacando a necessidade de explorar esta temática. Este estudo contribui para a identificação de lacunas na literatura e propõe a importância de estudos para aprofundar a compreensão e prática da iniciação científica no ensino a distância.
Downloads
Referências
AZEVEDO, T. H. da S.; NASCIMENTO, M. B. da C.; LOPES, J. B. da Cruz. Formação inicial docente: sentidos e singularidades da iniciação científica como política de ciência. Revista On Line de Políticas e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n.3, p. 1402 -1419, set./dez. 2020.
CALEFI, R. M.; ANTUNES-SOUZA, T.; SCHNETZLER, R. P. Iniciação Científica na Formação Inicial: os trabalhos sobre Ensino de Química apresentados nas Jornadas Científicas da SBPC. Educação Química en Punto de Vista, [S.I.], v. 3, n. 1, p. 01-15, 2019.
FIORI, F. C.; SOUZA, M. R. de.; BEZERRA, C. A. A. Publicações científicas e acesso a mestrados de alunos de Iniciação Científica: um estudo nos cursos do Setor de Saúde da Universidade Federal. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 03, p. 204-227, jul./set. 2021.
FREITAS, Maria Lopes de Freitas; PLAZA, Eliane Matheus. Potencialidades da iniciação científica no ensino superior para a formação docente. Educação, Santa Maria, [S. l.], v. 46, n. 1, p. e71/ 1–24, 2021.
LIMA, M. L. de F.; PLAZA, E. M. Potencialidades da iniciação científica no ensino superior para a formação docente. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1–24, jul. 2021.
MARQUES, F. C.; CUNHA, M. S. da. Impactos da iniciação científica sobre o desempenho estudantil no Enade 2015-2017. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. e06744, 2021.
OLIVEIRA, M. A. de; FERNANDES, M. C. S. G. Contribuições, sentidos e desafios da Iniciação Científica para o processo formativo do estudante universitário/Contributions, senses and challenges of Scientific Initiation to the formation process of university student. Educação em Foco, Minas Gerais, v. 21, n. 35, p. 75–95, 2018
PONTARI, B.; CHING, E.; KLONIS, S.; BOYD, D. Leveling Up an Award-Winning Undergraduate Research Program: A Case Study from Furman University. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 57-71, apr. 2021.
RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, Á. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014.
RITCHIE, K. Using IRB Protocols to Teach Ethical Principles for Research and Everyday Life: A High-Impact Practice. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 120-130, 2021.
SANTOS, E. R. A iniciação científica no ensino jurídico brasileiro. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 1-16, 2021.
SANTOS, E. R. A iniciação científica no ensino jurídico brasileiro. Revista de
Ciências do Estado, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1-16, 2021.
SOARES, Marisa; SEVERINO, Antonio Joaquim. A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, n. 2, p. 372-390, mar. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa Qualitativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.