A BNCC: o embate entre a educação digital e a promoção do pensamento crítico em suas possíveis interfaces
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.697Palavras-chave:
Educação e Cultura digital, Algoritmização, Dirigismo didáticoResumo
Este artigo provém de uma pesquisa acerca do processo de espetacularização social midiática acentuada pelo advento da “cultura digital” e, atualmente, impulsionada pelo “capitalismo de plataforma”. O objetivo é expor algumas implicações educacionais decorrentes dos rearranjos pedagógicos frente ao recrudescimento das inserções algorítmicas nos programas de ensino, de modo a normatizar as condutas dos docentes, tal como previsto na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Buscou-se, assim, examinar certas consequências socioeducacionais proporcionadas pelo pensamento computacional via softwarização, à medida que este se mostrou determinante na reforma do ensino básico em curso. Os resultados apontaram que a prioridade digital mediante o dirigismo didático mina o desenvolvimento do pensamento crítico ante a frieza algorítmica.
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