Observação participante, oficinas e entrevistas semiestruturadas: pesquisa participativa com jovens do interior de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.578

Palavras-chave:

Metodologia participativa, Observação participante, Desigualdades sociais, Resistência

Resumo

O artigo aborda a metodologia participativa na pesquisa com jovens rurais de comunidades quilombolas e da periferia urbana do interior de Pernambuco. Observamos a contribuição dessa metodologia para compreendermos as situações de opressão e desigualdades vivenciadas por esses/as jovens e as formas de resistência construídas pelos/as mesmos/as. As pesquisas participativas vêm sendo construídas a partir de uma diversidade de instrumentos e de técnicas que possibilitam a construção de informações. Utilizamos três métodos: a observação participante, que nos ajudou a compreender o contexto dos/as jovens, etapa importante para subsidiar a construção da segunda etapa: as oficinas, momento em que foi possível construir reflexões junto aos/as jovens; o terceiro foram as entrevistas semiestruturadas que permitiram aprofundar algumas temáticas discutidas nas oficinas. Destacamos a importância de as pesquisas possibilitarem espaços para que os/as participantes falem de suas vivências e reflitam sobre as mesmas em prol do fortalecimento de práticas de resistência.

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Biografia do Autor

Roseane Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia. Professora Adjunta da universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST.

Jaileila de Araújo Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia. Professora do Centro de Educação - CE e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernmabuco - UFPE.

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

da Silva, R. A., & Menezes, J. de A. (2023). Observação participante, oficinas e entrevistas semiestruturadas: pesquisa participativa com jovens do interior de Pernambuco. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(28), 688–709. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.578