O que pensam os futuros professores de Física sobre a inclusão de alunos com deficiência visual? Interpretações a partir da análise textual discursiva
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.548Palavras-chave:
Inclusão, ATD, Deficiência visual, Licenciandos em Física, Formação de professoresResumo
Este artigo apresenta uma investigação com licenciandos em Física de uma Universidade da região Oeste do Paraná. O intuito da investigação é interpretar e refletir sobre as percepções dos participantes relacionadas à inclusão de alunos com deficiência visual. Possuímos, como questionamento fenomenológico: o que é Inclusão Escolar de alunos com deficiência visual para licenciandos em Física? Para a coleta dos dados, utilizamos o Formulário Google. Convidamos os futuros professores, por meio de divulgação em mídias sociais; contamos com a participação de quatro estudantes de licenciatura em Física. Analisamos o corpus por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva - ATD. Os resultados indicam que, para a efetivação da inclusão, é necessário sensibilização; os participantes ressaltam ser possível promovê-la mesmo com conteúdos mais abstratos, como Física. A inclusão faz parte do ser professor; os licenciandos destacam diferentes definições de inclusão escolar de alunos com deficiência visual.
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