Uma terapia filosófica sobre o conceito de número

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1377

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Conceito de Número, Construção Mental, Linguagem, Terapia Filosófica

Resumo

Este artigo foca a relação entre a constituição do conceito de número e a linguagem, questionando se o conhecimento matemático pode ser desenvolvido independentemente da experiência sociocultural do sujeito. É tecida uma crítica ao construtivismo piagetiano e destaca-se o papel crucial da linguagem na constituição dos conceitos matemáticos, em especial, o conceito de número. Neste sentido, o objetivo é discutir, a parir da terapia filosófica de Wittgenstein, que subsidiará a discussão teórico-filosófica e servirá como método de descrição gramatical, o uso dogmático do conceito de número no ensino da Matemática, especialmente nos anos iniciais da escolarização. A discussão feita conclui que uma abordagem referencialista de linguagem, frequentemente adotada na Educação Matemática, reduz a linguagem a um mero instrumento de representação de conceitos, previamente “construídos”. No entanto, numa perspectiva wittgensteiniana da linguagem, os conceitos são constituídos na prática linguística, durante seus usos.

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Biografia do Autor

Carlos Evaldo dos Santos Silva, Secretaria Estadual de Educação do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor da Secretaria Estadual de Educação do Pará. E-mail: karlosevaldo@hotmail.com, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3373-7944

Daniana de Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará. E-mail: danianacosta@ufpa.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8523-6156

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Lider e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2947-5347.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

dos Santos Silva, C. E., de Costa, D., & Serrão Custódio, E. (2025). Uma terapia filosófica sobre o conceito de número. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 227–247. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1377

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

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