Uma terapia filosófica sobre o conceito de número
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1377Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Conceito de Número, Construção Mental, Linguagem, Terapia FilosóficaResumo
Este artigo foca a relação entre a constituição do conceito de número e a linguagem, questionando se o conhecimento matemático pode ser desenvolvido independentemente da experiência sociocultural do sujeito. É tecida uma crítica ao construtivismo piagetiano e destaca-se o papel crucial da linguagem na constituição dos conceitos matemáticos, em especial, o conceito de número. Neste sentido, o objetivo é discutir, a parir da terapia filosófica de Wittgenstein, que subsidiará a discussão teórico-filosófica e servirá como método de descrição gramatical, o uso dogmático do conceito de número no ensino da Matemática, especialmente nos anos iniciais da escolarização. A discussão feita conclui que uma abordagem referencialista de linguagem, frequentemente adotada na Educação Matemática, reduz a linguagem a um mero instrumento de representação de conceitos, previamente “construídos”. No entanto, numa perspectiva wittgensteiniana da linguagem, os conceitos são constituídos na prática linguística, durante seus usos.
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