Pesquisa colaborativa e narrativas docentes: fortalecendo a relação entre universidade e escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1008

Palavras-chave:

Transição Educação Infantil-Ensino Fundamental, Docência, Formação Profissional

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa colaborativa entre universidade e escolas públicas do município de Campinas-SP, com o objetivo de construir um programa de apoio e acolhimento a crianças de 5 e 6 anos no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Tendo como perspectiva a produção de narrativas docentes, o estudo busca analisar o modo como a pesquisa colaborativa pode impactar na formação de professores da educação básica. Como resultados, a pesquisa colaborativa permitiu a construção de novos ambientes coletivos e novos modos de organização do próprio trabalho docente, realçando a importância de projetos de pesquisa engajados com a realidade e as necessidades das escolas.

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Biografia do Autor

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, em que são desenvolvidos trabalhos na Linha de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas".

Fernanda Theodoro Roveri, Universidade Estadual de Campinas

Docente do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (Depase) e docente permanente no programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp.

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (São Paulo - Brasil). Atua na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. É membro do grupo de pesquisa, certificado no CNPq, Formação e Trabalho Docente.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

ROCHA, M. S. P. de M. L. da, ROVERI, F. T., & TASSONI, E. C. M. (2025). Pesquisa colaborativa e narrativas docentes: fortalecendo a relação entre universidade e escola. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 46–65. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1008

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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