Os estudantes do ensino médio integrado falam! Percepções sobre atividades remotas realizadas durante a pandemia de COVID 19

Autores

  • Fanley Bertoti da Cunha Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-8876-5312
  • Kelma Cristina de Freitas Instituto Federal de São Paulo
  • Fernanda Franzoni Pescumo Instituto Federal de São Paulo
  • Ivan Luís dos Santos Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.23.480

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar as percepções de estudantes de dois cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico de um campus do IFSP em relação ao acesso ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia de COVID 19. No período de realização do ERE, os professores propuseram aos estudantes a realização de atividades complementares não obrigatórias (ACNOs). Foram enviados questionários por meio digital para alunos e as respostas foram analisadas qualitativamente por Análise de Conteúdo com o auxílio do software NVivo®. Identificamos três categorias através da exploração dos questionários: (anti)condições de estudos na realidade pandêmica, (contra)condições do apoio pedagógico por parte do professor e (re)produção do papel da escola e dos conhecimentos escolares. Consideramos que as ACNOs possibilitaram a manutenção dos vínculos escolares, entretanto, esta forma de interação deve ser avaliada para que não se baseie apenas na lógica de uma educação bancária.

Palavras-chave: Educação Profissional Integrada; Ensino Remoto Emergencial; Instituto Federal; Acesso à educação.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

Bertoti da Cunha, F., de Freitas, K. C., Franzoni Pescumo, F., & dos Santos, I. L. (2022). Os estudantes do ensino médio integrado falam! Percepções sobre atividades remotas realizadas durante a pandemia de COVID 19. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(23), 25–45. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.23.480

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