Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322Resumo
Neste ensaio são apresentadas algumas reflexões relacionadas com conceitos frequentemente usados nas pesquisas chamadas qualitativas. A primeira questão que é colocada é o conceito mesmo do que é Pesquisa Qualitativa (PQ), fazendo ênfase que essa expressão faz alusão de uma variedade grande de formas de pesquisar assuntos sociais e educacionais. Após são oferecidos dez critérios para identificar variantes e invariantes entre as diversas famílias de PQ. A seguir é descrito o papel do pesquisador na Pesquisa Qualitativa, dando destaque ao Lugar Epistemológico ocupado pelo pesquisador neste tipo de pesquisa e aos compromissos cognitivos que são assumidos pelo pesquisador qualitativo. Logo, são abordados o conceito de triangulação e a Entrevista como técnica privilegiada para obter informações em Pesquisa Qualitativa. O trabalho conclui deixando em aberto a reflexão sobre os assuntos desenvolvidos no ensaio.
Palavras-chave: Variantes e Invariantes; Triangulação; Enquque Pentadimensional; Lugar Epistemológico.
Downloads
Métricas
Referências
ALVARADO, Carmen Graciela. Debilidades de los Modelos Cualitativos y Cuantitativos. 20 f. 2003. Ensaio de Avaliação Final, apresentado como requisito parcial para a aprovação da disciplina “Métodos Qualitativos de Pesquisa Educacional” (Docente Ministrador: Fredy E. González; Período Acadêmico 2003-1) - Programa de Doutorado em Educação, Instituto Pedagógico “R. A. Escobar Lara”, Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Maracay, Aragua, Venezuela, 2003.
ARIAS VALENCIA, María Mercedes. La triangulación metodológica: sus principios, alcances y limitaciones. Investigación y Educación en Enfermería, vol. XVIII, núm. 1, marzo, 2000, pp. 13-26. Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia. Disponível em: https://www.uv.mx/mie/files/2012/10/triangulacionmetodologica.pdf Acesso em: 01 mar 2020
ATKINSON, Paul; DELAMONT, Sara; HAMMERSLEY, Martyn. (1988). Qualitative Research Traditions: A British Response to Jacob. Review of Educational Research, 58 (2), 231-250. https://doi.org/10.2307/1170335
BÁEZ, Ernestina. Problemas Filosóficos y Epistemológicos Subyacentes en el Uso de los Procedimientos de Triangulación en la Investigación Cualitativa. 20 f. 1999. Ensaio de Avaliação Final, apresentado como requisito parcial para a aprovação da disciplina “Métodos Qualitativos de Pesquisa Educacional” (Docente Ministrador: Fredy E. González; Período Acadêmico 99-1) - Programa de Doutorado em Educação, Instituto Pedagógico “R. A. Escobar Lara”, Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Maracay, Aragua, Venezuela, 1999.
BICUDO Maria Aparecida V.; COSTA, António Pedro. LEITURAS EM PESQUISA QUALITATIVA. Editora Livraria da Física. 1ª. ED. 2019. ISBN 9788578616090. EAN 9788578616090. p. 440
BICUDO, Maria Aparecida V.; KLÜBER, Tiago Emanuel. A questão de pesquisa sob a perspectiva da atitude fenomenológica de investigação. Conjectura: filosofia e educação, ISSN 0103-1457, Vol. 18, Nº. 3, 2013, págs. 24-40. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1949/pdf_170
BISOL, Cláudia Alquati. Estratégias de pesquisa em contextos de diversidade cultural: entrevistas de listagem livre, entrevistas com informantes-chave e grupos focais. Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 29, supl. 1, p. 719-726, Dec. 2012 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000500008&lng=en&nrm=iso access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000500008.
BOGDAN, Robert C.; & BIKLEN, Sari Knopp. Qualitative research for education: An introduction to theory and methods. Boston: Allyn and Bacon, Inc. 1982.
BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Desafios atuais para a pesquisa qualitativa: Considerações no cenário da saúde coletiva brasileira. Forum Sociológico [Online], 24, 2014. http://journals.openedition.org/sociologico/996; DOI: http://10.4000/sociologico.996
BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Pesquisa qualitativa em saúde coletiva: panorama e desafios. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 575-586, Mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n3/v17n3a02.pdf access on 02 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300002.
CAPRA, Fritjof. La Trama de la Vida: una nueva perspectiva de los sistemas vivos. Barcelona (España): Editorial Anagrama. 1998.
CAPRA, Fritjof; STEINDL-RAST, David. Pertencendo ao universo: explorações nas fronteiras da ciência e da espiritualidade. Editora Cultrix Ltda, São Paulo, 1998.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. (1983). Becoming critical: knowing through action research: Geelong, Vic. Aust. Deakin University Press, 1983.
CASTILLO, Victoria. (de) (1984). Situaciones Sociales y Observación Participante. Paradigma V (1 - 3), 7-19. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/75
CÓRDOVA, Víctor. Hacia una Sociología de lo Vivido. Comisión de Estudios de Postgrado, Facultad de Ciencias Económicas y Sociales, Universidad Central de Venezuela. Caracas-Venezuela: Tropykos, 1995.
COWMAN, Seamus. Triangulation: a means of reconciliation in nursing research. Journal of Acvanced Nursing; 18:788-792. 1993. https://doi.org/10.1046/j.1365-2648.1993.18050788.x
DENZIN Norman K. Strategies of Multiple Triangulation. In: The Research Act: A theoretical Introduction to Sociological Methods. Part IV. Strategies of Triangulation and the Art of Doing Sociology. Chapter 10. New York: McGraw-Hill Book Company, 1978, p. 291 – 307.
DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna. S. (Eds.). Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, CA: Sage. 1994.
EISNER, Elliot. W. The enlightened eye: Qualitative inquiry and the enhancement of educational practice. New York, NY: Macmillan Publishing Company. 1991.
ENRIQUEZ, Pedro G.; VILLAZÓN, Ana. Investigación Acción y Práctica Docente: Una relación en construcción. IDEA. Revista de la Facultad de Ciencias Humanas, Universidad Nacional de San Luis, San Luis, Argentina, Nº. 19. pp. 75-98, 1995.
FALS BORDA, Orlando (2009). Una Sociologia Sentipensate para América Latina. Antologia de textos selecionados e presentados por Víctor Manuel Moncayo. Bogotá: CLACSO/Siglo del Hombre Editores, 2009.
FERRAROTTI, Franco. História e histórias de via. O método biográfico nas Ciências Sociais. (Tradução: Carlos Eduardo Galvâo Braga e Maria da Conceição Passeggi). Natal, RN: EDUFRN, 2014.
GARCÍA, Carmen. El Explicar y el Comprender en la investigación científica: una perspectiva epistemológica. 20 f. 2000. Ensaio de Avaliação Final, apresentado como requisito parcial para a aprovação da disciplina “Métodos Qualitativos de Pesquisa Educacional” (Docente Ministrador: Fredy E. González; Período Acadêmico 99-1) - Programa de Doutorado em Educação, Instituto Pedagógico “R. A. Escobar Lara”, Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Maracay, Aragua, Venezuela, 2000.
GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. 1ed., 13 reimpr., Rio de Janeiro: LTC, 2008, p.3-21. Documento on line. Disponível em: https://www.academia.edu/28950121/Resenha_de_Uma_descri%C3%A7%C3%A3o_densa_por_uma_teoria_interpretativa_da_cultura_
GLASER, Barney G.; STRAUSS, Anselm L. The discovery of grounded theory. Chicago, IL: Aldine Publishing Company. 1967.
GOETZ, Judith P.; LECOMPTE, Margaret D. Etnografía y Diseño cualitativo en Investigación Educativa. Madrid: Ediciones Morata, 1988.
GONZÁLEZ, F. E. Uso del enfoque pentadimensional en el análisis interno de productos escritos de investigación. Revista Educação em Questão, v. 23, n. 9, p. 7-15, 15 ago. 2005.
GONZÁLEZ, Fredy (1999a). Investigación cualitativa: La discusión debe continuar. Vagazine On-line [Revista en Línea]. Disponible: http://members.tripod.com/~vagazine/fred1.html [Consulta: 1999, Febrero 19; 12:52]
GONZÁLEZ, Fredy E. La Investigación Cualitativa: Una discusión necesaria. Em: GONZÁLEZ, Fredy (2006). Textos de Investigación cualitativa: Una Selección Intencionada. Dossier Didático de Lecturas utilizado en el desarrollo del Seminario Metodos Cualitativos de Investigacion Educacional en el programa del Primer Doctorado No Escolarizado nn Educación Superior, Centro de Etudios de Postgrado y de Investigación en Educación Superior (CEPIES), Convenio Universidad de Bremen (Alemania) – Universidad Mayor de San Andrés, La Paz, Bolivia, 2006.
GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Apuntes para una crítica pentadimensional de la investigación socioeducativa. Revista Educação em Questão, v. 32, n. 18, 15 ago. 2008.
GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Metacognición y aprendizaje estratégico. Rev. de Inv. Educ., 2009, vol.2, no.2, p.127-136. ISSN 1997-4043. Disponível em: http://www.scielo.org.bo/pdf/rieiii/v2n2/n02a05.pdf
GONZÁLEZ, Fredy. Acerca de la Metacognición. Revista Paradigma 14-17(1y2); Junio de 1996 109-135. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/184
GONZÁLEZ, Fredy. Metacognición y Tareas Intelectualmente Exigentes: El caso de la Resolución de Problemas Matemáticos. Zetetiké, 6 (9), 59 – 87. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646808. 1998
GONZÁLEZ, Fredy. Procesos Cognitivos y Metacognitivos que Activan los Estudiantes Universitarios Venezolanos cuando Resuelven Problemas Matemáticos. 1997. 537 f. Tese (Doctorado en Educación). Área de Estudios de Postgrado, Universidad de Carabobo, Valencia (Venezuela). 1997.
HABERMAS, Jürgen. (1984). The theory of communicative action. Vol 1. Reason and the rationalizalion of society. Boston, Beacon Press.
HABERMAS, Jürgen. (1987a). The theory of communicative action. Vol 2. Lifeworld and sistem: A critique of functionalist reason. Boston, Beacon Press..
JACOB, E. (1987). Qualitative Research Traditions: A Review. Review of Educational Research, 57(1), 1-50. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1988-18331-001
JORDAN, Dian. Contemporary Methodological Approaches to Qualitative Research: A Review of The Oxford Handbook of Qualitative Methods. The Qualitative Report, 23(3), 547-556. 2018. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/tqr/vol23/iss3/4
KEMMIS, Stephen; MacTAGGART, Robin. Cómo Planificar la Investigación Acción. Barcelona (España): LAERTES, S. A. de Ediciones. 1992.
KIMCHI Judith; POLIVKA, Barbara; STEVENSON, Joanne Sabol Triangulation: Operational Definitions. Metodology Corner. Rev. Nursing Research; 40(6), p 364-366, 1991;
LINCOLN, Yvonna S., & GUBA, Egon G. Naturalistic inquiry. Beverly Hills, CA: Sage Publications, Inc, 1985.
MARTÍNEZ, Miguel. El comportamiento Humano: Nuevos Métodos de Investigación. México, D. F.: Editorial Trillas. 1989.
MARTÍNEZ, Miguel. La Investigación Cualitativa Etnográfica en Educación: Manual Teórico Práctico. Caracas: Litexsa Venezolana, S. A. 1991.
MARTÍNEZ, Miguel. La Investigación Cualitativa Etnográfica. México, D. F.: Trillas. 2000.
MARTINO, Luis Mauro Sa; LOPES, Alessandra Goulart; SOUZA, Vanessa Rodrigues Puerta. A entrevista na pesquisa em comunicação: reflexões metodológicas sobre duas experiências práticas. Revista Sociais e Humanas, [S.l.], v. 32, n. 3, fev. 2019. ISSN 2317-1758. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/38788 . Acesso em: 01 mar. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.5902/2317175838788.
MARTINS, Joel & BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A Pesquisa Qualitativa em Psicologia Fundamentos e Recursos Básicos – 2. ed. – São Paulo: Moraes, 1994.
MELLA, Orlando. (1998). Naturaleza y Orientaciones Teórico-Metodológicas de la Investigación Cualitativa. Documento en Línea. Disponible en: https://marcoquiroz.files.wordpress.com/2018/08/mella.pdf . Consulta: 22 mar 2020; 08:40 pm
MONTAGNER, M. Biografia coletiva, engajamento e memória: a miséria do mundo. Tempo Social, v. 21, n. 2, p. 259-282, 1 jan. 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12601 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-20702009000200012 Acesso: 27mar2020
MONTERO-SIEBURTH, Maritza. Corrientes, Enfoques e Influencias de la Investigación Cualitativa para Latinoamérica. La Educación (Revista Interamericana de Desarrollo Educativo) XXXVII(116), 491-517, 1993.
MORÉ, Carmen Leontina O. O. A “entrevista em profundidade” ou “semiestruturada”, no contexto da saúde Dilemas epistemológicos e desafios de sua construção e aplicação. In Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa, CIAIQ2015 - Atas do CIAIQ 2015, v. 3: Atas - Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais, pp.126-131. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/158/154
MORENO, Alejandro, et al. Y salimos a matar gente. Investigación sobre el delincuente venezolano violento de origen popular, vols. I y II, Plasarte, C. A., Caracas, 2009
MORERA, Marcial. El concepto de variante en lingüística. Estudios de Lingüística del Español, 39 2018, pp. 11-29. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Elies/article/viewFile/350484/441789
MORSE Janice M. Approaches to Qualitative-Quantitative Metodological Triangulation. Metodology Corner. Rev. Nursing Research; 1991;40(1).
MURCIA, Napoleón; JARAMILLO, Luis Guillermo. La complementariedad como posibilidad en la estructuración de diseños de investigación científica. Cinta de Moebio. 12: 194-204. 2001. Disponível em: www.moebio.uchile.cl/12/murcia.htm
MYERS, Michael David. “Qualitative Research in Information Systems,” MIS Quarterly (21:2), June 1997, pp. 241-242. MISQ Discovery, archival version, June 1997, http://www.misq.org/supplements/. Association for Information Systems (AISWorld) Section on Qualitative Research in Information Systems, updated version, last modified: January 15, 2020 Disponivel em: www.qual.auckland.ac.nz Acesso: 20 março 2020.
OSTROM, Elinor. A general framework for analyzing sustainability of social ecological systems. Science. V. 325, p. 419-422, 2009.
PATTON, Michael Q. Qualitative Evaluation and Research Methods (2nd ed.). Newbury Park, CA: Sage Publications, Inc. 1990.
PERUZZO, Cicilia M. K. Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: da observação participante à pesquisa-ação. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, vol. XXIII, supl. 3, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/316/31652406009/31652406009.pdf
PEZZATO, Luciane Maria; BOTAZZO, Carlos; L’ABBATE, Solange. O diário como dispositivo em pesquisa multicêntrica. Saude soc., São Paulo, v. 28, n. 3, p. 296-308, Sept. 2019 Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902019000300296 access on 27 Mar. 2020. Epub Oct 07, 2019. https://doi.org/10.1590/s0104-12902019180070.
PUJADA M., Joan Josep. El Método Biográfico: El uso de las historias de vida en ciencias sociales. Tarragona (España): Centro de Investigaciones Sociológicas: (Série Cuadernos Metodológicos, 5), 2002.
RENOSTO, Alexandra; TRINDADE, Jorge Luiz de Andrade. A utilização de informantes-chave da comunidade na identificação de pessoas portadoras de alterações cinético-funcionais da cidade de Caxias do Sul, RS. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 709-716, June 2007. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000300021&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000300021.
RODRÍGUEZ REVOREDO, Marco Antonio. Metodología Cuantitativa vs. Cualitativa: Una Polémica en Extinción. Xalapa Veracruz México: Instituto de Estudios de la Tercera Cultura S.C. 2ª. Edición. Disponível em: https://marcoarodriguezrevoredo.com/files/CuantitativavsCualitativa.pdf, 2015
RUIZ OLABUÉNAGA, José Ignacio; ISPIZUA URIBARRI, María Antonia. La Descodificación de la Vida Cotidiana. Bilbao: Universidad de Deusto, 1989.
RUSQUE, Ana María (2001). De la Diversidad a la Unidad en la Investigación Cualitativa. Valencia (Venezuela): Vadell Hermanos Editores, C. A., 2001.
SALAS SOLÍS, Mainor E. La Explicación em las Ciencias Sociales: Consideraciones Intempestivas contra el Dualismo Metodológico em la Teoría Social. Reflexiones, Revista de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Costa Rica, vol. 84, núm. 2, 2005, pp. 51-60. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/reflexiones/article/view/11421 Acesso: 21 março 2020
SANDIA, Luisa. (1999). Domingo y Carmen: Dos Subjetividades de Carne y Hueso. 20 f. 1999. Ensaio de Avaliação Final, apresentado como requisito parcial para a aprovação da disciplina “Métodos Qualitativos de Pesquisa Educacional” (Docente Ministrador: Fredy E. González; Período Acadêmico 99-1) - Programa de Doutorado em Educação, Instituto Pedagógico “R. A. Escobar Lara”, Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Maracay, Aragua, Venezuela, 1999.
SANTOS, Gilberto Tavares dos; OLIVEIRA FILHO, Vicente Henrique de; ROYER, Rogério; FERREIRA. Ariane. Método para Aplicar Entrevistas em Profundidade: Avaliando Causas de Baixo Desempenho em um Operador Logístico. Revista Gestão Industrial. ISSN 1808-0448 / v. 12, n. 04: p. 103-126, 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5012/3516
SANTOS, José Luís Guedes dos; CUNHA, Kamylla Santos da; ADAMY, Edlamar Kátia; BACKES, Marli Terezinha Stein; LEITE, Joséte Luzia; SOUSA, Francisca Georgina Macedo de. Análise de dados: comparação entre as diferentes perspectivas metodológicas da Teoria Fundamentada nos Dados Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume 52 de 2018, elocation e03303. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017021803303. http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v52/0080-6234-reeusp-S1980-220X2017021803303.pdf
STRAUSS, Anselm; CORBIN Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. Newbury Park, CA: Sage Publications, Inc. 1990.
TAQUETTE, Stella Regina; MINAYO, Maria Cecília. Análise de estudos qualitativos conduzidos por médicos publicados em periódicos científicos brasileiros entre 2004 e 2013. Physis, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 417-434, June 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312016000200417&lng=en&nrm=iso. access on 02 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-73312016000200005.
TORREALBA, Margarita (1999). Entrevista en profundidad: Proceso de Categorización y Análisis de Datos. 20 f. 1999. Ensaio de Avaliação Final, apresentado como requisito parcial para a aprovação da disciplina “Métodos Qualitativos de Pesquisa Educacional” (Docente Ministrador: Fredy E. González; Período Acadêmico 99-1) - Programa de Doutorado em Educação, Instituto Pedagógico “R. A. Escobar Lara”, Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Maracay, Aragua, Venezuela, 1999.
TORRRES, Moraima. Variantes e Invariantes en los métodos empleados en la investigación cualitativa. 20 f. 1999. Ensaio de Avaliação Final, apresentado como requisito parcial para a aprovação da disciplina “Métodos Qualitativos de Pesquisa Educacional” (Docente Ministrador: Fredy E. González; Período Acadêmico 99-1) - Programa de Doutorado em Educação, Instituto Pedagógico “R. A. Escobar Lara”, Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Maracay, Aragua, Venezuela, 1999.
VILLEGAS, María Margarita; GONZALEZ, Fredy Enrique. La construcción del conocimiento por parte de estudiantes de educación superior: Un caso de futuros docentes. Perfiles Educativos, México , v. 27, n. 109-110, p. 117-139, enero 2005. Disponible en https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=13211006 Accedido en 21 marzo 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.