Educação tecnológica no âmbito da educação matemática: articulando compreensões
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.416Resumo
Neste texto expomos entendimentos para uma educação tecnológica, ou educação matemática tecnológica [...]. Para isso, tematizamos sobre a previsibilidade e exatidão matemática, muitas vezes exigidas em processos educacionais, articulando-a à formação das pessoas e nela trazemos o pensamento computacional como um modo criativo de enlaçar ciência-tecnologia-matemática-ensino. Constatamos que a tecnologia sustenta uma mudança estrutural em nossa sociedade, no modo como vivemos e agimos, assim como no modo como ensinamos e aprendemos. Essa mudança se estende também para o cenário educativo em que emerge a Educação Tecnológica, como um movimento formador que se estrutura a partir da tecnologia, mas para além da utilidade, trazendo a temporalidade, guiando-se pelo sentido que isso faz no mundo e chamando-nos ao pensar, nesse contexto, a Educação Tecnológica no âmbito da Educação Matemática como uma possibilidade formativa.
Palavras-chave: Educação Matemática; Educação Tecnológica; Formação de pessoas; Pensamento Computacional.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pesquisa Qualitativa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.