A análise de conteúdo com apoio do software gratuito RQDA
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.612Palavras-chave:
Ensino de física, Pesquisa qualitativa, Análise de conteúdo, Software RQDA, Suporte de análiseResumo
Este artigo é parte integrante de um projeto de pesquisa, realizado no ano de 2016, e visa divulgar o trabalho com o uso de software, como suporte da Análise de Conteúdo (AC). Para o desenvolvimento de categorias e indicadores, foi utilizado o software de apoio à análise de dados qualitativa (RQDA). A pesquisa foi exploratória, segundo Gil (2008). Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas, o diário de bordo e as atividades realizadas por alunos da EJA, durante o ensino de Cinemática, em escola pública. O RQDA é um pacote do R para análise assistida por computador e tem como principal limite não permitir a análise de arquivos multimídia. Os resultados demonstram aspectos da pesquisa qualitativa e mostram um caminho metodológico da AC, utilizando o software RQDA de maneira integrada, o qual permitiu aos pesquisadores um maior tempo para as inferências sobre os resultados da pesquisa e, na análise dos dados, o desenvolvimento de categorias e indicadores.
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