A análise de conteúdo com apoio do software gratuito RQDA
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.612Palavras-chave:
Ensino de física, Pesquisa qualitativa, Análise de conteúdo, Software RQDA, Suporte de análiseResumo
Este artigo é parte integrante de um projeto de pesquisa, realizado no ano de 2016, e visa divulgar o trabalho com o uso de software, como suporte da Análise de Conteúdo (AC). Para o desenvolvimento de categorias e indicadores, foi utilizado o software de apoio à análise de dados qualitativa (RQDA). A pesquisa foi exploratória, segundo Gil (2008). Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas, o diário de bordo e as atividades realizadas por alunos da EJA, durante o ensino de Cinemática, em escola pública. O RQDA é um pacote do R para análise assistida por computador e tem como principal limite não permitir a análise de arquivos multimídia. Os resultados demonstram aspectos da pesquisa qualitativa e mostram um caminho metodológico da AC, utilizando o software RQDA de maneira integrada, o qual permitiu aos pesquisadores um maior tempo para as inferências sobre os resultados da pesquisa e, na análise dos dados, o desenvolvimento de categorias e indicadores.
Downloads
Métricas
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Tradução: Ligia Teopisto. Rio de Janeiro: Interamerica, 2003. Lisboa: Paralelo, 2003.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 2. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
CANTERO, D. S. M. Teoría fundamentada y Atlas.ti: recursos metodológicos para la investigación educativa. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Temuco, Chile, v. 16, n. 1, p. 104-122, ago. 2014.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed: Bookman, 2006.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed: Bookman, 2009.
GARCIA-HORTA, J. B.; GUERRA-RAMOS, M. T. The use of CAQDAS in educational research: some advantages, limitations and potential risks. International Journal of Research & Method in Education, Mexico, v. 32, n. 2, p. 151-165, jul. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/17437270902946686. DOI: https://doi.org/10.1080/17437270902946686
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONZÁLEZ, F. E. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 8, n. 17, p. 155–183, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020. v.8. n.17.322. 2020. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322
HUANG, R. RQDA: R-based Qualitative Data Analysis. R package version 0.3-1, 2018. Disponível em: http://rqda.r-forge.r-project.org. Acesso em: 15 nov. 2020.
KELLE, U. Análise com auxílio de computador: codificação e indexação. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 393-415.
LAGE, M. C. Utilização do software Nvivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EAD. Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p. 198-226, mar. 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1210
LEWINS, A.; SILVER, C. Choosing a CAQDAS package. 6. ed. CAQDAS Networking Project and Qualitative Innovations in CAQDAS Project. 2009.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: HUCITEC, 2014. 407 p.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
PEREZ, G. Adoção de inovações tecnológicas: um estudo sobre o uso de sistemas de informação na área de saúde. 2006. 227 p. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
PUEBLA, C. A. C. Analisis cualitativo asistido por computadora. Sociologias, Porto Alegre, v. 5, n. 9, pp. 286-313, ene./jun. 2003.
SANTOS, D. J. M.; BOSS, S. L. B. O uso do software modellus no ensino de física para jovens e adultos. 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Bahia, 2017.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2008.
TESCH, R. Qualitative research: analysis types and software tools. 2. ed. New York: Falmer Press, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.