Content analysis supported by the free RQDA software

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.612

Keywords:

Physics teaching, Qualitative research, Content analysis, RQDA software, Analysis support

Abstract

This article is an integral part of a research project conducted in 2016 and aims to disseminate the work involving the use of software as support for Content Analysis (CA). The qualitative data analysis software RQDA was used for the development of categories and indicators. The research was exploratory, following the guidelines proposed by Gil (2008). The data collection instruments included interviews, a research diary, and activities carried out by Adult Education students during the teaching of Kinematics in a public school. RQDA is an R package for computer-assisted analysis and its main limitation is the inability to analyze multimedia files. The results demonstrate aspects of qualitative research and present a methodological approach to CA, utilizing the integrated RQDA software, which allowed the researchers more time for inferences on the research findings and the development of categories and indicators during data analysis.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Daniel de Jesus Melo dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorando em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ? UESB em 2017; Especialista em Metodologia do Ensino de Física pela Faculdade São Gabriel da Palha em 2015; Especialista em Matemática com Ênfase em Informática na Educação pela Universidade do Estado da Bahia ? UNEB em 2007; Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal da Bahia ? UFBA em 2013; Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC em 2003; Graduado em Estatística pela Escola Superior de Estatística da Bahia ? ESEB em 1999. Possui formação nas áreas de Ensino de Física, Matemática e Estatística e atua nas linhas de pesquisa de processos de ensino-aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório e em Educação Científica e a Formação da Cidadania para o Trânsito

Priscila Valdênia dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Bacharelado em Física (2007), mestrado em Física (2011) e em Meteorologia (2010) pela Universidade Federal de Campina Grande, e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professora adjunta C no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência em Física e em Ciências Atmosféricas, com ênfase em Física Estatística, Teoria Quântica de Campos, Climatologia e Aeronomia. Nos últimos anos tem se dedicado também às pesquisas sobre ensino de Física para alunos cegos e de baixa visão, experimentos de Física baseados em microcontrolador e material de baixo custo e robótica educacional com Arduino e Raspberry Pi.

Sergio Luiz Bragatto Boss, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Bauru-SP (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2011) em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru. É Professor Associado I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores (CFP), no Curso de Licenciatura em Física. Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu: Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores - PPG-ECFP (UESB/Jequié-BA). Na Pesquisa, atuou na Área de Ensino de Física e História da Ciência, principalmente com o tema: História da Eletricidade do Séc. XVIII. Na Pesquisa e Extensão, atua com Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos; Aprendizagem Significativa de David Ausubel; Contextualização no Ensino de Física e Educação para o Trânsito. No administrativo já foi Coordenador da Área de Conhecimento Física e Sociedade CFP/UFRB (10/2013 a 04/2017), Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Física CFP/UFRB (06/2015 a 02/2017), Presidente da Comissão Orientadora de Estágio CFP/UFRB; Membro do Colegiado de Física CFP/UFRB (02/2014 a 02/2019); Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFRB - Subprojeto Física CFP/UFRB; e Coordenador do Programa de Residência Pedagógica (EDITAL Nº 1/2020) - Subprojeto Física. Atualmente, é Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Física (NDE) CFP/UFRB, Coordenador da Área de Conhecimento Física e Sociedade do CFP/UFRB e Chefe do Núcleo de Educação e Ações Comunitárias (NUEDAC) na PROEXT/UFRB.

References

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Tradução: Ligia Teopisto. Rio de Janeiro: Interamerica, 2003. Lisboa: Paralelo, 2003.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 2. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

CANTERO, D. S. M. Teoría fundamentada y Atlas.ti: recursos metodológicos para la investigación educativa. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Temuco, Chile, v. 16, n. 1, p. 104-122, ago. 2014.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed: Bookman, 2006.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed: Bookman, 2009.

GARCIA-HORTA, J. B.; GUERRA-RAMOS, M. T. The use of CAQDAS in educational research: some advantages, limitations and potential risks. International Journal of Research & Method in Education, Mexico, v. 32, n. 2, p. 151-165, jul. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/17437270902946686. DOI: https://doi.org/10.1080/17437270902946686

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONZÁLEZ, F. E. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 8, n. 17, p. 155–183, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020. v.8. n.17.322. 2020. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322

HUANG, R. RQDA: R-based Qualitative Data Analysis. R package version 0.3-1, 2018. Disponível em: http://rqda.r-forge.r-project.org. Acesso em: 15 nov. 2020.

KELLE, U. Análise com auxílio de computador: codificação e indexação. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 393-415.

LAGE, M. C. Utilização do software Nvivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EAD. Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p. 198-226, mar. 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1210

LEWINS, A.; SILVER, C. Choosing a CAQDAS package. 6. ed. CAQDAS Networking Project and Qualitative Innovations in CAQDAS Project. 2009.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: HUCITEC, 2014. 407 p.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

PEREZ, G. Adoção de inovações tecnológicas: um estudo sobre o uso de sistemas de informação na área de saúde. 2006. 227 p. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

PUEBLA, C. A. C. Analisis cualitativo asistido por computadora. Sociologias, Porto Alegre, v. 5, n. 9, pp. 286-313, ene./jun. 2003.

SANTOS, D. J. M.; BOSS, S. L. B. O uso do software modellus no ensino de física para jovens e adultos. 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Bahia, 2017.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2008.

TESCH, R. Qualitative research: analysis types and software tools. 2. ed. New York: Falmer Press, 2002.

Published

2023-10-07

How to Cite

de Jesus Melo dos Santos, D., dos Santos, P. V., & Bragatto Boss, S. L. (2023). Content analysis supported by the free RQDA software. Qualitative Research Journal , 11(28), 805–824. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.612