Perspectives of artificial intelligence as a support tool for discursive textual analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.727

Keywords:

Qualitative Research, Discoursive Textual Analysis, Artificial Intelligence, GPTChat

Abstract

This article aims to describe the perspectives of using Artificial Intelligence (AI) ChatGPT (Chat Generative Pre-Trained Transformer) as a tool in the Discursive Textual Analysis (DTA) process to handle information collected according to studies from the Textual Analysis in Qualitative Research Research Project using QDA – Qualitative Data Analysis software, from a public university in the south of Bahia. As a justification, this tool presents functionalities for identifying linguistic nuances and capturing context. It is a qualitative, exploratory research with a bibliographical source whose previous results indicate that the AI used in support during the information process can help expand textual analyses, offering greater depth in unitization, enabling understandings and reformulations of speeches, and combining speed and management via prompt. The results of this use lead to time savings without compromising ethical commitments regarding the reliability and validity of data aided by AI.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria Juliana Farias Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM - UESC). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela UFPI (2022). Licenciada em Educação do Campo/Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Piauí (2022). Pós-graduanda do curso de Especialização em Ensino de Mecânica e Formação para o Trabalho no Ensino Médio, pela UFPI; Especialização em Informática na Educação, pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Ao longo de sua graduação, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2019) e do Programa Residência Pedagógica (2022). (Texto informado pelo autor)

Marlúbia Corrêa de Paula, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Atualmente é professora Visitante Adjunto na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA. Professora no Departamento de Ciências Tecnológicas - DCET, colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM. Pós-Doutora em estudos voltados a Análise Crítica de Discurso - Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS); Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2014 - 2018) com Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SE&PQ) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica - ANPMat. Vice líder no Grupo de Pesquisa "Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM)". Coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software). Participa do Grupo de Pesquisa Estudos avançados sobre Análise Textual Discursiva e métodos correlatos (PUCRS). Possui como temáticas de interesse: Educação Matemática; Formação de professores e estudos sobre Análises Textuais Qualitativas com uso de softwares. 

References

ALVES, A. Reflexões filosóficas sobre inteligência artificial. Revista Paranaense de Filosofia, União da Vitória, v. 3, n. 1, p. 129-145, jan./jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpfilo/article/view/7822/5575. Acesso em: 25 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.33871/27639657.2023.3.1.7822

BARBOSA, L. M.; PORTES, L. A. F. A inteligência artificial. Revista Tecnologia Educacional [on line], Rio de Janeiro, n. 236, p. 16-27, jan./mar. 2023.

BARRETO, A. M. P.; ÁVILA, F. de. A inteligência artificial diante da integridade científica: um estudo sobre o uso indevido do ChatGPT. Revista Direitos Culturais, Santo Ângelo, v. 18, n. 45, p. 91-206, maio./ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.31512/rdc.v18i45.1373. DOI: https://doi.org/10.31512/rdc.v18i45.1373

BRITO, R. F.; LOPES, M. Â. P. T. Constituição do sujeito acadêmico em tempos de ferramentas de inteligência artificial: um olhar filosófico-discursivo. Sapere aude, Belo Horizonte, v. 14, n. 27, p. 54-75, jan./jun. 2023. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/31015/20977. Acesso em: 2 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p54-75

BUSCH, V. Como podemos pensar. Revista Atlantic Monthly, Boston, v. 1, p. 101-108, jul. 1945. Disponível em: https://www.theatlantic.com/magazine/archive/1945/07/as-we-may-think/303881/. Acesso em: 8 fev. 2024.

CAMPOS, R. S. Desmistificando a inteligência artificial: uma breve introdução conceitual ao aprendizado de máquina. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 106–123, mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.48075/aoristo.v3i1.24880. DOI: https://doi.org/10.48075/aoristo.v3i1.24880

CORREIA, L. F. da S. Modulações entre o analógico e o digital: apontamentos históricos da inserção do Brasil na era da informação (1977-2000). 2018. 382 f. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21022019-103111/publico/2018_LuizFilipeDaSilvaCorreia_VOrig.pdf. Acesso em: 1 out. 2023.

DEMO, P. Educar pela pesquisa [livro eletrônico]. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

DUQUE-PEREIRA, I. da S.; MOURA, S. A. de. Understanding generative artificial intelligence from the language perspective. SciELO Preprints, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7077. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7077

FILHO, P. R. V. O processo antitruste impetrado contra a IBM e Microsoft. 2002. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30364236.pdf. Acesso em: 6 fev. 2024.

GARCIA, F. M.; ESTEVÃO, C. O uso de software de análise de dados qualitativos, QDA’S em uma investigação em rede. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 4, n. 5, p. 253–274, 2016. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/52. Acesso em: 08 fev. 2024.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLASER, B.; STRAUSS, A. The discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. New York: Aldine Publishing Company, 1967. DOI: https://doi.org/10.1097/00006199-196807000-00014

HOMSY, L. F. D. Contextualização e evolução das interfaces gráficas digitais. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Design e Cultura Visual) – Universidade Europeia, Lisboa, 2020. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/36876. Acesso em: 1 out. 2023.

LAGE, M. C. Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaD. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p. 198-226, mar. 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1210. Acesso em: 22 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1210

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. 3.ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

LINS, B. F. E. A evolução da internet: uma perspectiva histórica. Cadernos Aslegis, Brasília, v. 17, n. 48, p. 11-46, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.belins.eng.br/ac01/papers/ aslegis48_art01_hist_internet.pdf. Acesso em: 23 set. 2023.

LÖSCH, S.; RAMBO, C. A.; FERREIRA, J. de L. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023141, e023141, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958

LUDERMIR, T. B. Inteligência artificial e aprendizado de máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 85-94, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/wXBdv8yHBV9xHz8qG5RCgZd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.007

MARTINS, K. N.; DE PAULA, M. C.; GOMES, L. P. S.; SANTOS, J. E. O software IRaMuTeQ como recurso para a análise textual discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v.10, n. 24, p. 213–232, abr./ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.383. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.383

MATIAS, A. C. de F. B. F. A influência da inteligência artificial no e-commerce: o uso dos chatbots. 2020. 45 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020.

MENDES, L. M. T. Dizer demografia: recenseamento do design português. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Design e Multimédia) – Universidade de Coimbra, Coimbra, 2013. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/99900. Acesso em: 1 out. 2023.

MENDONÇA, A. P. A.; RODRIGUES, B. A. A.; ARAGÃO, C. A. S. de; VECCHIO, R. C. del. Inteligência artificial – recursos humanos frente as novas tecnologias, posturas e atribuições. Revista Contribuciones a la Economía¸ La Rioja, v. 16, n. 4, p. 01-20, oct./dec. 2018. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/ce/2018/4/inteligencia-artificial.html. Acesso em: 20 set. 2023.

MINAYO, M. C. de S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 7, p. 01-12, abr. 2017.

MORAES, R. A pesquisa em sala de aula: uma viagem sem mapa. Revista LINHAS, Florianópolis, v. 6, n.7, p. 01-11, 2005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1256. Acesso em: 5 fev. 2024.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2007.

MUNIZ, A. H. A.; FOREST, F.; CECÍLIA, G. A.; SILVA, G. de P.; PONTES, L. G. R. de; MUNIZ, M. S. de A.; CRUZ, R. A.; SABINO, E. Estudo de caso transição do protocolo IPv4 para IPv6. Revista Gestão em Foco, Amparo, n. 9, p. 529-541, 2017. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/055_estudo8.pdf. Acesso em: 1 out. 2023.

MURARO, D. N. A pergunta como potência da filosofia e da educação. In: Actas del Tercer CONGRESO LATINOAMERICANO DE FILOSOFÍA DE LA EDUCACIÓN, 3., 2015, México. Actas… México: Actas, 2015. p. 01-17.

OPENAI. ChatGPT. 2024. Disponível em: https://openai.com/blog/introducing-gpts. Acesso em: 6 fev.2024.

PASSOS, M. R. L.; ELEUTÉRIO JÚNIOR, J. Chatbot, ChatGPT: inteligência artificial e/ou inteligência comercial e/ou inverdades robotizadas, por enquanto. Brazilian Journal of Sexually Transmitted Diseases, Niterói, v. 35, n. 2, p. 01-04, abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.5327/DST-2177-8264-2023351330. DOI: https://doi.org/10.5327/DST-2177-8264-2023351330

PAULA, M. C. de. A prática pedagógica na formação de professores com o uso de TDIC sob o foco das objetivações de Agnes Heller: Brasil e Portugal num estudo de caso múltiplo integrado. 2018. 370 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

PAULA, M. C. de; VIALI, L. Word Wide Web: do hipertexto a hipermídia. In: VIALI, L.; LAHM, R.; RIBAS, E.; PAULA, M. C. de (org.). Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1, 2016. p. 16-28.

PREDIGER, R. P.; ALLEBRANDT, S. L. Uso de softwares em pesquisa qualitativa. In: Salão do Conhecimento Unijuí, v. 2, n. 2, 2016, Ijuí. XXI Jornada de Pesquisa, Ijuí: RS, 2016, p. 01-05.

RODRIGUES, G. de O. C. A.; ALBUQUERQUE, D. W.; CHAGAS, J. G. das. Análise de vieses ideológicos em produções textuais do assistente de bate-papo ChatGPT. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE, 4., 2023, João Pessoa/PB. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 148-155. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2023.230807. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2023.230807

RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência artificial. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Disponível em: https://www.cin.ufpe.br/~gtsa/Periodo/PDF/4P/SI.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. Paulus, 2013. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1449. Acesso em: 4 out. 2023.

SANTIAGO, N. de O.; FILHO, C. A. P. L. O uso de chatbots como ferramenta de comunicação online em lojas de varejo brasileiras. Revista UNI-RN, Natal, v. 19, n. 1, p. 208-235, 2019. Disponível em: http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/615. Acesso em: 2 out. 2023.

SANTOS, D. de J. M. dos; SANTOS, P. V. dos; BOSS, S. L. B. A análise de conteúdo com apoio do software gratuito RQDA. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 11, n. 28, p. 805–824, set./dez. 2023. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/612. Acesso em: 8 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.612

SCHLOSSER, D. F.; FRASSON, A. C.; CANTORANI, J. R. H. Softwares livres para análise de dados qualitativos. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 539-550, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9550/pdf. Acesso em: 8 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v12n1.9550

SEMIDÃO, R. A. M. Dados, informação e conhecimento enquanto elementos de compreensão do universo conceitual da ciência da informação: contribuições teóricas. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014. Disponível em: https://encurtador.com.br/fgpw4. Acesso em: 4 out. 2023.

SILVA, R. G. Chat GPT direto ao ponto: como dominar prompt de maneira eficaz. [S. l.]: [s. n.], 2023. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=mnrOEAAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 22 ago. 2023.

SILVA, R. Inteligência artificial. Verbete. In: VIEIRA, W. (Org.). Enciclopédia da conscienciologia. 2013. Disponível em: http://reposicons.org/handle/123456789/3737. Acesso em: 20 set. 2023.

STAKE, R. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Trad. Karla reis. Porto Alegre: Penso, 2011.

VIEIRA, E. Os bastidores da internet no Brasil: as histórias de sucesso e de fracasso que marcaram a web brasileira. Barueri, SP: Manole, 2003.

ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. 65, p. 149-166, jul./set.2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47454

Published

2024-04-30

How to Cite

Farias Silva, M. J., & Corrêa de Paula, M. (2024). Perspectives of artificial intelligence as a support tool for discursive textual analysis. Qualitative Research Journal , 12(30), 01–26. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.727