A análise textual discursiva na pesquisa qualitativa no ensino de filosofia: peneiradas intempestivas no PROF-FILO
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.369Resumo
Diante do significativo lugar do PROF-FILO na produção acadêmica para o ensino de filosofia enquanto área de pesquisa filosófica, este artigo objetiva desvelar alguns dos elementos metodológicos de pesquisas realizadas nesse mestrado profissional, elencando contribuições para o ensino de filosofia. Para tal, definimos como pergunta-problema: “o que é isso que se mostra de pesquisas qualitativas nas dissertações do PROF-FILO?”. Estabelecemos sete dissertações, produzidas pela primeira turma do PROF-FILO (2017-2019), como corpus investigativo. O guia de análise, que metaforicamente denominamos de nossa “peneira”, foi a Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dessas escolhas, três abordagens metodológicas apresentaram-se com significativa recorrência: pesquisa fenomenológica, pesquisa-ação e pesquisa intervenção. Apontamos, como elemento expressivo, a abertura para o interrogar e o compreender o mundo das vivências dos sujeitos envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem da filosofia.
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Análise Textual Discursiva; Ensino de Filosofia.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.