O uso do software QDA Atlas.ti para a compreensão do ciclo hermenêutico iterativo incremental da análise textual discursiva

Autores

  • Andrei Barbosa da Cruz Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT https://orcid.org/0009-0004-6522-4221
  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT https://orcid.org/0000-0002-1337-1236

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.621

Palavras-chave:

Análise Textual Discursiva, Softwares QDA, ATLAS.ti, Análise Qualitativa de Dados

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão teórico-metodológica sobre as possibilidades e os limites para o uso da ferramenta Qualitative Data Analysis (QDA) ATLAS.ti em conjunto com a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). Para isso, serão relacionadas ao software: as etapas, o ciclo iterativo e as relações hermenêuticas e dialéticas da ATD. A fim de exemplificar e validar o objetivo proposto, será descrito o processo de análise de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, a partir de entrevistas semiestruturadas com seis professores da educação básica, cujos dados foram processados e tratados a partir de dois ciclos iterativos da ATD, por meio do ATLAS.ti. As discussões apresentadas indicam que o software possibilita uma melhor imersão, compreensão e interpretação dos dados durante a fase de unitarização e categorização, permitindo construções teóricas e aprofundamento das indagações realizadas pelo pesquisador, que vão além do corpo de análise.

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Biografia do Autor

Andrei Barbosa da Cruz, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT

Mestre em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutor em Educação - Ensino de Ciências

Professor do Departamento de Ciências Biológicas - Ensino de Ciências

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Publicado

2023-10-03

Como Citar

Cruz, A. B. da, & Fernandes, G. W. R. (2023). O uso do software QDA Atlas.ti para a compreensão do ciclo hermenêutico iterativo incremental da análise textual discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(28), 757–786. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.28.621