O uso de software de análise de dados qualitativos, QDA’S em uma investigação em rede

Autores

  • Fabiane Maria Garcia Universidade Federal do Amazonas
  • Carlos Estêvão Univerisdade do Minho

Resumo

Resumo: Evidencia as potencialidades das novas tecnologias na pesquisa em educação, sendo um recorte dos principais processos metodológicos de um estudo sobre a democracia e a autonomia em uma escola Amazônica, desenvolvido com recurso sistemático a portais e a periódicos disponíveis online. Além dessas fontes, houve possibilidade de utilizar dois softwares auxiliares da técnica de análise de conteúdo, com destaque para o processo de validação das categorias, com um painel de dez pesquisadores brasileiros de distintas regiões do país e, também aqui, recorrendo à mediação do trabalho com ferramentas informáticas e redes sociais. Desse modo, o estudo compartilha experiências de uma investigação em que os aspectos metodológicos são processo e parte dos resultados obtidos.

Palavras-chave: Tecnologias; Pesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdo; Investigação em Rede; Software de Análise de Dados qualitativos – QDA.

 

The use of qualitative data analysis software, QDA'S in a network research

Abstract: Corresponds to a cutout of the main methodological processes of a study on democracy and autonomy in an Amazonian school, developed with systematic use of portals and online journals available. In addition to these sources, there was a possibility to use two auxiliary software in the content analysis technique. In this way, the study shares experiences of an investigation in which the methodological aspects are process and part of the obtained results.

Keywords: Technology; Qualitative Research; Content Analysis; Network Research; Software for Qualitative Data Analysis - QDA.

 

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Referências

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Garcia, F. M., & Estêvão, C. (2016). O uso de software de análise de dados qualitativos, QDA’S em uma investigação em rede. Revista Pesquisa Qualitativa, 4(5), 253–274. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/52