Narrativas (auto) biográficas de professoras de educação física em diálogo: a docência com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.962Palavras-chave:
Educação Física, Vulnerabilidade Social, Proteção da Criança, Senso de CoerênciaResumo
Este estudo objetivou analisar como duas professoras concebem seu trabalho docente com crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram seus direitos violados, baseando-se em suas trajetórias de ensino-aprendizagem durante as aulas de Educação Física (EF). Um estudo de caso foi delimitado na Casa Mamãe Margarida (Manaus/AM) e as trajetórias/concepções foram acolhidas a partir das narrativas (auto) biográficas das professoras. As trajetórias das professoras são marcadas por vulnerabilidades e pela presença de professores/as que as motivaram a ingressar no curso de EF. Elas concebem e organizam seu trabalho pedagógico a partir de estratégias baseadas no afeto e atentando-se para as singularidades das estudantes. Ainda é destacado que a EF é vista como um recurso generalizado de resistência para as estudantes. Conclui-se que escola e professores/as devem propiciar ambientes seguros, acolhedores e empoderadores com um ensino baseado no aprendizado sensível, afetivo, prazeroso e significativo.
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