Análise dos aspectos modais do discurso de mediação em visita guiada no bosque da ciência, em Manaus/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.494

Palavras-chave:

Aspectos modais, Ciência e Tecnologia, Parque temático, Monitor/mediador, Comunicação

Resumo

A Divulgação Científica realizada por instituições de pesquisa é uma contribuição importante para a educação não formal dos brasileiros. Algumas dessas instituições pesquisam e divulgam a Ciência e a Tecnologia em ambientes abertos naturais, como os bosques, com configurações fixas e que valorizam o vivo, valendo-se de estratégia comunicativa associada à exposição monitorial (mediação de guia). Assim, buscamos desenvolver estratégias para compreender os elementos expositivos na sua diversidade multimodal, enfatizados no discurso do monitor/mediador para ambiente aberto. Escolhemos o Bosque da Ciência, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, para a investigação. Usamos como fundamento teórico-metodológico a teoria dos aspectos modais de Herman Dooyeweerd para analisar o discurso de um monitor/mediador durante a visita. Observamos o discurso expositivo do monitor/mediador sobre as estações de visitas de ambientes abertos. Atentamos ao predomínio das ênfases positivas vinculadas à ideia de conservação e educação ambiental nos aspectos estético, ético, jurídico, econômico, social, sensível e biótico.

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Biografia do Autor

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste no curso de Química Licenciatura, Campus de Toledo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus de Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemático, Campus de Cascavel. Coordenadora do Núcleo de Ensino de Ciências, NECTO, Unioeste. Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC), Unioeste, Campus de Toledo. Temas de pesquisa: Ensino de Ciências e Química, material didático, educação ambiental, divulgação científica, espaços não formais/museus, Teoria sociocultural de Vigotski, discurso da ciência em Bakhtin, Ensino por investigação, Fotografia científica didática, argumentação, História da Ciência.

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Seiffert Santos, S. C., & Cunha, M. B. da. (2023). Análise dos aspectos modais do discurso de mediação em visita guiada no bosque da ciência, em Manaus/AM. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(26), 225–249. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.494