Análise dos aspectos modais do discurso de mediação em visita guiada no bosque da ciência, em Manaus/AM
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.494Palavras-chave:
Aspectos modais, Ciência e Tecnologia, Parque temático, Monitor/mediador, ComunicaçãoResumo
A Divulgação Científica realizada por instituições de pesquisa é uma contribuição importante para a educação não formal dos brasileiros. Algumas dessas instituições pesquisam e divulgam a Ciência e a Tecnologia em ambientes abertos naturais, como os bosques, com configurações fixas e que valorizam o vivo, valendo-se de estratégia comunicativa associada à exposição monitorial (mediação de guia). Assim, buscamos desenvolver estratégias para compreender os elementos expositivos na sua diversidade multimodal, enfatizados no discurso do monitor/mediador para ambiente aberto. Escolhemos o Bosque da Ciência, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, para a investigação. Usamos como fundamento teórico-metodológico a teoria dos aspectos modais de Herman Dooyeweerd para analisar o discurso de um monitor/mediador durante a visita. Observamos o discurso expositivo do monitor/mediador sobre as estações de visitas de ambientes abertos. Atentamos ao predomínio das ênfases positivas vinculadas à ideia de conservação e educação ambiental nos aspectos estético, ético, jurídico, econômico, social, sensível e biótico.
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