Vidas que ensinam: aprendizados da docência universitária e histórias de vida de experientes educadores químicos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1165Palavras-chave:
Educação Química, Professores formadores, Narrativas (auto)biográficasResumo
Este artigo apresenta e analisa as histórias de vida e os aprendizados da docência universitária de experientes educadores químicos brasileiros. A pesquisa, fundamentada no método (auto)biográfico, envolveu quatro professores-pesquisadores das duas primeiras gerações da Educação Química no Brasil. As narrativas revelaram trajetórias formativas e profissionais atravessadas por desafios institucionais, tensões identitárias entre diferentes campos científicos e estratégias de subversão ao habitus bacharelizante dominante nas licenciaturas. As narrativas evidenciam que o desenvolvimento profissional desses formadores foi um processo complexo e multifacetado, constituído por experiências significativas que contribuíram para a consolidação de suas identidades docentes. O uso das histórias de vida, além de inovador no campo metodológico dos estudos sobre a docência universitária na Química, favoreceu reflexões sobre os processos de constituição docente, contribuindo para o fortalecimento da Educação Química como campo legítimo de pesquisa e de atuação na formação de professores.
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