Vidas que ensinam: aprendizados da docência universitária e histórias de vida de experientes educadores químicos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1165

Palavras-chave:

Educação Química, Professores formadores, Narrativas (auto)biográficas

Resumo

Este artigo apresenta e analisa as histórias de vida e os aprendizados da docência universitária de experientes educadores químicos brasileiros. A pesquisa, fundamentada no método (auto)biográfico, envolveu quatro professores-pesquisadores das duas primeiras gerações da Educação Química no Brasil. As narrativas revelaram trajetórias formativas e profissionais atravessadas por desafios institucionais, tensões identitárias entre diferentes campos científicos e estratégias de subversão ao habitus bacharelizante dominante nas licenciaturas. As narrativas evidenciam que o desenvolvimento profissional desses formadores foi um processo complexo e multifacetado, constituído por experiências significativas que contribuíram para a consolidação de suas identidades docentes. O uso das histórias de vida, além de inovador no campo metodológico dos estudos sobre a docência universitária na Química, favoreceu reflexões sobre os processos de constituição docente, contribuindo para o fortalecimento da Educação Química como campo legítimo de pesquisa e de atuação na formação de professores.

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Biografia do Autor

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor adjunto de Ensino de Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor colaborador dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto (MPEC-UFOP) e Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (MPECM-UFV). Doutor em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFC), Licenciado em Quí­mica (IFCE) e Pedagogia (UNINTER). 

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) e do Grupo de Pesquisa-ação sobre Universidade e Educação Superior (Universitátis/FaE/UFMG), vinculado a Rede Universitas/Br. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação e Docência (FaE/UFMG). Coordenadora Regional do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE Sudeste) - 2023-2025. Membro da Diretoria da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (Andipe). Membro do Comitê Científico da Editora CRV. Membro do Conselho Internacional de Revisores Científico do Periódico Alteridad (Equador). Editora-Chefe do Periódico Educação em Revista (FaE/UFMG). É presidente do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

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Publicado

2025-09-07

Como Citar

Andrade da Silva, W. D., & dos Santos Gomes, S. (2025). Vidas que ensinam: aprendizados da docência universitária e histórias de vida de experientes educadores químicos brasileiros. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 623–646. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1165

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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