Narrativa (auto) biográfica e o processo de tornar-se professor de Educação Física Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.928

Palavras-chave:

Docência, (Auto)biografia, Narrativa, Educação Física escolar, Experiência

Resumo

O estudo visa a refletir sobre o processo de tornar-se docente de escola, por intermédio da narrativa (auto)biográfica de um professor de Educação Física que atua na Educação Básica, em instituições públicas. Analisa os resgates de suas memórias das experiências pessoais, desde quando foi estudante, passando pelo período como aspirante à docência no curso de licenciatura, bem como sua lida cotidiana profissional. Infere a respeito da necessidade de engendramento institucionalizado de uma cultura de registros reflexivos sistematizados sobre o saber da experiência docente como fonte de inspiração para os (futuros) professores de Educação Física escolar.

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Biografia do Autor

Bruno Vasconcellos Silva, Prefeitura Municipal de Cariacica e Prefeitura Municipal de Vila Velha

Doutor em Educação Física pela Ufes (2022). Mestre em Educação Física pela Ufes (2017). Especialista em Gestão Educacional (2008). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes - 2007). Atualmente estatutário nas Redes Municipais de Ensino de Cariacica e Vila Velha, cidades localizadas na Grande Vitória/ES. Experiência em toda a Educação Básica como professor, inclusive atuando na função de Técnico Pedagógico nas referidas Redes de Ensino. Direciona os estudos para repensar o processo formativo inicial e continuado dos professores de educação física, prática pedagógica, currículo e políticas públicas da educação.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

SILVA, B. V. (2025). Narrativa (auto) biográfica e o processo de tornar-se professor de Educação Física Escolar. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 20–45. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.928

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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