Construindo saberes docentes: o papel das narrativas para uma formação reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1146Palavras-chave:
Narrativas de histórias de vida, Prática exploratória, Formação docente, Saberes docentes, Prática reflexivaResumo
A partir de uma conversa exploratória (Dias et al., 2021) com Vanessa, docente em uma escola municipal localizada na zona sul do Rio de Janeiro, e considerando a que sistemas de coerência (Linde, 1993) os relatos da participante se (des)alinham, este artigo tem como objetivo compreender como as narrativas de histórias de vida podem ser ferramentas teórico-práticas essenciais na construção de saberes na/sobre a docência, bem como uma possibilidade de promover reflexões sobre a prática pedagógica. Alinhados à perspectiva qualitativa de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2006), para analisarmos as vivências em questão, articulamos as epistemologias da Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes, 2006), os princípios da Prática Exploratória (Miller, 2012), as histórias de vida de Linde (1993) e os saberes docentes de Tardif (2014). As análises sugerem que as experiências pessoais e profissionais, quando ressignificadas, promovem uma prática docente ético-crítica, além de apontarem para a importância de espaços coletivos de troca e reflexão na construção de um ensino mais humano e colaborativo.
Downloads
Referências
ALBERTO, S.; PLACIDO, R. L.; PLACIDO, I. T. M. A formação docente e o tecnicismo pedagógico: um desafio para a educação contemporânea. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 1652–1668, jun. 2020.
ALBUQUERQUE, V. F.; DALLAGNOL, R.; SANTOS, L. I. S. Desafios no ensino e aprendizagem de línguas adicionais para crianças em tempos de Covid-19: vozes de professoras de um contexto mato-grossense. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 46, n. 85, p. 97-107, jan. 2021.
ALLWRIGHT, D. From “teaching points” to “learning opportunities”, and beyond. TESOL Quaterly, [S.I.], v. 39, n. 1, p. 9-36, 2005.
BARKHUIZEN, G.; BENSON, P.; CHIK, A. Narrative Inquiry in Language Teaching and Learning Research. New York: Routledge, 2014.
BASTOS, L. C.; BIAR, L. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. DELTA, São Paulo, v. 31, n. spe, p. 97-126, ago. 2015.
BASTOS, L. C. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais – uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 74-87, mai/ago. 2005.
BASTOS, L. C. Diante do sofrimento do outro – narrativas de profissionais de saúde em reuniões de trabalho. Calidoscópio, Porto Alegre, n. 6, v. 2, p. 76-85, mai. 2008.
BAMBERG, M.; GEORGAKOPOULOU, A. Small stories as a new perspective in narrative and identity analysis. Text & Talk, [S.I.], v. 28, n. 3, p. 377-396, may. 2008.
BRUNER, J. Acts of meaning. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
BOHN, H. Ensino e aprendizagem de línguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festchrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 79-98.
CHIESA, G. R. A sua religião é a Antropologia: histórias e (des)caminhos de um antropólogo-aprendiz em um terreiro de Umbanda. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 215-236, mai./ago. 2020.
CÔRTES, T. C. R. Por que dar continuidade à formação acadêmica? Uma travessia autoetnográfica de busca por entendimentos a partir do olhar da Prática Exploratória. 2023. 216f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed Bookman, 2006.
DEOSTI, A. A Prática Exploratória: uma abordagem de ensino/pesquisa ético-crítica em Linguística Aplicada. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF CRITICAL APPLIED LINGUISTICS, 1., 2016, Brasília. Anais... Londrina: Eduel, 2016. p. 339-355.
DIAS, A.; MACIEL, B.; NUNES, D.; VIANA, T.; SILVA, T.; CÔRTES, T. Prática Exploratória em contextos de pesquisas acadêmicas: contribuições ético-metodológicas em investigações recentes. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 8., 2021, Uberlândia. Anais... Uberlândia: [s.n.], 2021. p. 21-37.
EWALD, C. X. “Eu não tô só participando. Tô usufruindo também”: Prática Exploratória na formação do professor pesquisador. 2015. 326f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). –
Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como lugar de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 45-65.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FONSECA, M. R. M. Análise de estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas adicionais (inglês) no contexto brasileiro: uma abordagem decolonial. 191f. 2024. Tese (doutorado em Letras) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras, Rio de Janeiro, 2024.
FULGÊNCIO, C. A.; FLOR DO NASCIMENTO, W. Bioética de Intervenção e justiça: olhares desde o sul. Revista Brasileira de Bioética, Distrito Federal, v. 8, n. 1, p. 46-55, mai./ago. 2012.
GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA. Por que trabalhar para entender a vida na sala de aula?: histórias do Grupo da Prática Exploratória. Rio de Janeiro, 2020.
GRIFFO, M. R. A. Emoções e estigmas em narrativas de inclusão. 2024. 182f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
HANKS, J. Exploratory practice in language teaching: puzzling about principles and practices. London: Palgrave Macmillan, 2017.
HANKS, J. Inclusivity and Collegiality in Exploratory Practice. In.: YOSHIDA, T.; IMAI, H.; NAKATA, Y.; TAJINO, A., TAKEUCHI, O.; TAMAI, K. Researching Language Teaching and Learning: An Integration of Practice and Theory. Frankfurt: Peter Lang, 2009, p. 33-55.
LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative Analysis: oral versions of personal experience. In: HELM, J. Essays on the verbal and visual arts. Seattle: University of Washington Press, 1967, p. 03-38.
LABOV, W. The transformation of the experience in narrative syntax. In: LABOV, W. Language in the inner city: Studies in the black English vernacular. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972. p. 354-396.
LIBERALI, F. C. Management in creative Chains: a project for the Secretary of Education of the city of São Paulo, 2010.
LINDE, C. Life Stories: the creation of coherence. Oxford: University Press, 1993.
MACIEL, B. Quando “todo mundo aprende com todo mundo”: nos encontros, oportunidades de formação mútua. 2021. 260f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). –
Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
MAGALHÃES, C. E. A.; NÓBREGA, A. N. A. (Re)Configurações identitárias do professor coordenador de inglês sob a luz da avaliatividade. Letras, [S.I.], n. 50, n. 1, p. 333–358, out. 2015.
MILLER, I. K. et al. Prática Exploratória: Questões e Desafios. In: GIL, G.; ABRAHÃO, M. H. (orgs.). A formação do professor de línguas: os desafios do formador. Campinas: Editora Pontes, 2008, p. 145-165.
MILLER, I. K. A Prática Exploratória na educação continuada de professores de línguas: inserções acadêmicas e teorizações híbridas. In: SILVA, K. A.; DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (orgs.) A formação de professores de línguas: Novos Olhares – Volume II. São Paulo: Pontes Editores, 2012, p. 145-165.
MILLER, I. K. Formação de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: MOITA LOPES, L. P. (Org). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 99-122.
MORAES BEZERRA, I. C. R. Prática exploratória e a formação inicial do professor reflexivo: o que vai ficar para os alunos? Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 59-76, jul. 2012.
MOURA, S. M. A prática exploratória na internet: enquadres e o modelo 3C em um pôster virtual colaborativo. The ESPecialist, São Paulo, v. 39, n. 1, jul. 2018.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade (18ª ed.). Petrópolis: Vozes, 2001.
MISHLER, E. Research interviewing. Context and narrative. Cambridge: Harvard University Press, 1986.
MOITA LOPES, L. P. Práticas narrativas como espaço de construção de identidades sociais: uma abordagem socioconstrucionista. In: RIBEIRO, B. T.; LIMA, C. C.; DANTAS, M. T. L. (Org.). Narrativa, Identidade e Clínica. Rio de Janeiro: Edições IPUB, 2001, p. 55-71.
NÓBREGA KUSCHNIR, A. N. ‘Teacher’, posso te contar uma coisa?: A conversa periférica e a sócio-construção do conhecimento na sala de aula de língua estrangeira. 2003. 175f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
NOGUERA, R. Denegrindo a educação: um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, v. 18, n. 1, p. 62-73, maio-out. 2012.
NUNES, F. S. F.; LUSTOSA, F. G. Educação especial na rede pública de ensino estadual do Ceará: marcos situacionais. In: BEZERRA, T. S. A. M.; OLIVEIRA, E. C.; MARQUES, R. K. G. F. (org.). Cultura escolar em tempos de Pandemia. Campo Grande: Realize Eventos, 2023, p. 727-737.
PIEDADE, R. S. Construções identitárias no contexto de formação docente: conversas reflexivas com uma futura professora de línguas. 2019. 162f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
PIRES, C. D. O.; MORAES, E. C. A contribuição do PIBID para a formação do docente: percepção de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de ciências biológicas da UFSC. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1201-1210, 2014.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística Crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
RIBEIRO, F.C. Uma proposta pedagógica sobre Educação Ambiental e currículo para as escolas da Amazônia. Educação Ambiental, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 38-61, 2021.
RIESSMAN, C. K. Narrative Analysis. Newbury Park: Sage Publications, 1993.
SACKS, H.; SCHEGLOFF, E.; A.; JEFFERSON, G. A simplest systematics for the organization of turn-taking for conversation. Language, v. 50, n. 4, p. 696–735, 1974.
SOUZA, E. S. F. O grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro como espaço de formação continuada: sustentabilidades de participação. 2023. 312f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
SOUZA, E. S. F.; PIEDADE, R. S. Uma boneca, múltiplos aprendizados: o sistema de Avaliatividade no ensino de inglês como língua adicional. ENTRETEXTOS (UEL), Londrina, v. 24, n. 2, p. 215-237, 2024.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa Qualitativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.






