Percepções docentes sobre as práticas pedagógicas da educação infantil utilizadas na vigência da pedagogia histórico-crítica em um município da região norte paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.31.673

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas

Resumo

Objetivou-se compreender as percepções dos professores em relação às práticas pedagógicas, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de identificar suas aplicações na Educação Infantil.  Foi realizada uma revisão bibliográfica qualitativa e uma pesquisa de campo com 47 docentes, que responderam uma entrevista estruturada, cujas análises das respostas basearam-se nas concepções de: práticas pedagógicas, Pedagogia Histórico-Crítica e verificação do processo de ensino e aprendizagem. Dos resultados, houve o predomínio de: meios avaliativos enquadrados na objetividade (atividades impressas) e práticas pedagógicas como a contação de histórias. Quanto à Pedagogia Histórico-Crítica, cerca de cinco entrevistados apresentaram maior aproximação com perspectivas filosóficas e seis com perspectivas psicológicas da dimensão utilizada. Conclui-se que a teoria, embora compreendida por alguns docentes, não alcança plenamente o cotidiano escolar e práticas pedagógicas, que permanecem restritas por diretrizes legais. A realidade do ensino parece corroborar a ideia de que o sistema educacional limita o potencial da educação.

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Biografia do Autor

Bernadete Lema Mazzafera, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Doutora em Linguística USP-SP. Professora titular do programa de pós graduação stricto-sensu Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias UNOPAR. Professora convidada do programa de Mestrado em Ensino - Universidade de Cuiabá. Docente permanente do programa de Mestrado em Ensino e Ciências da Saúde - UNIAN.

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Publicado

2024-05-31

Como Citar

Abreu Bueno, L., & Lema Mazzafera, B. . (2024). Percepções docentes sobre as práticas pedagógicas da educação infantil utilizadas na vigência da pedagogia histórico-crítica em um município da região norte paranaense. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(31), 218–236. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.31.673