Narrativas de docentes gays e o currículo de pedagogia: a produção de sentidos sobre um espaço de transgressão e resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.923

Palavras-chave:

Narrativas, Docentes Gays, Gêneros e Sexualidades, Pedagogia

Resumo

O presente texto tem como objetivo problematizar o currículo de um curso de Pedagogia de uma universidade federal do Nordeste brasileiro enquanto espaço de transgressão e resistência, a partir das narrativas biográficas de docentes gays. A pesquisa é do tipo biográfico-narrativa e de abordagem qualitativa. Fez-se uso de entrevista narrativa para a produção dos dados e análise na perspectiva enunciativo-discursiva bakhtiniana. As narrativas dos docentes apontaram que os currículos da Educação Básica provocam assujeitamentos e silenciamentos; entretanto, ao adentrarem no curso de Pedagogia, ocorre um movimento contrário, de (re)conhecimento de si e consequente encontro com temáticas que proporcionam experiências de problematização das posições hierárquicas e das discussões sobre as questões de gêneros e sexualidades e de suas próprias constituições enquanto sujeitos. Dessa forma, o currículo de Pedagogia que os docentes cursaram pode ser entendido como um espaço de subversões, resistências e transgressões.

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Biografia do Autor

John Jamerson da Silva Brito, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2023 - presente). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED (2023) e Graduado em Pedagogia (2020) ambos pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Pós-Graduando em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2024 - presente). Especialista em Docência na Educação Básica - EDUBas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2023). Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Davinópolis/MA (2020 - presente). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade - Gesed/UFJF (2023 - presente). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2022 - presente) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - BIOGraph (2024 - presente). Atualmente pesquiso sobre: Gêneros e Sexualidades, Currículos, Estudos Queerdecoloniais, Pesquisas Narrativas e (Auto)Biográficas.

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (2009). Mestre e Doutor em Educação (Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (2015-2019) com período de estágio doutoral na Universitat de Barcelona (09/2018-02/2019). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (CCIm/UFMA), atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE); presidente da Comissão de Acompanhamento de Egressos do referido curso, coordena o Núcleo de Práticas Pedagógicas (Brinquedoteca e Laboratório de Ensino do Curso de Pedagogia), membro titular da Comissão Institucional - Área de Sociais - do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/AGEUFMA/UFMA, membro do Comitê de Ética em Pesquisa do CCIm/UFMA, consultor Ad hoc da FAPEMA e docente do Programa Profebpar/Parfor - Pedagogia - desde 2011. Foi docente da Educação Básica durante 15 anos. Coordenou, orientou e supervisionou os estágios do curso de Pedagogia (2018-2021); coordenou o subprojeto Residência Pedagógica (RP-Pedagogia - RP/UFMA/CAPES) [2020-2022]. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM - CNPQ/USF), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (GESEPE - CNPQ/UFMA), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd-GT19), da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-GT7), atuando no Conselho Nacional Editorial e como 2 tesoureiro da Regional do Maranhão. Avaliador do SINAES e atua, principalmente, nos seguintes temas: infância, educação matemática, formação do professor que ensina matemática, estágio e prática de ensino, relações de gênero e sexualidade, narrativas e pesquisa (auto)biográfica.

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Publicado

2025-09-07

Como Citar

Brito, J. J. da S., & Moura, J. F. de. (2025). Narrativas de docentes gays e o currículo de pedagogia: a produção de sentidos sobre um espaço de transgressão e resistência. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 536–562. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.923

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA