Narratives of gay teachers and the pedagogy curriculum: meaning production about a transgression and resistance space

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.923

Keywords:

Narratives, Gay Teachers, Genders and Sexualities, Pedagogy

Abstract

This text aims to problematize the curriculum of a Pedagogy course at a federal university in the Brazilian Northeast as a space of transgression and resistance based on the biographical narratives of gay teachers. The research is biographical-narrative and has adopted a qualitative approach. We conducted narrative interviews to generate data and used the Bakhtinian enunciative-discursive perspective to analyze them. The narratives indicated that the Basic Education curricula provoke subjection and silencing. However, when these teachers enter the Pedagogy course, a contrary movement of (re)knowledge of themselves occurs and a consequent encounter with themes that provide experiences of problematizing hierarchical positions and discussions on gender and sexuality issues and their constitutions as subjects. Thus, we can understand the Pedagogy curriculum that oriented the teachers’ studies as a space of subversions, resistances, and transgressions.

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Author Biographies

John Jamerson da Silva Brito, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2023 - presente). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED (2023) e Graduado em Pedagogia (2020) ambos pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Pós-Graduando em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2024 - presente). Especialista em Docência na Educação Básica - EDUBas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2023). Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Davinópolis/MA (2020 - presente). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade - Gesed/UFJF (2023 - presente). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2022 - presente) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - BIOGraph (2024 - presente). Atualmente pesquiso sobre: Gêneros e Sexualidades, Currículos, Estudos Queerdecoloniais, Pesquisas Narrativas e (Auto)Biográficas.

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (2009). Mestre e Doutor em Educação (Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (2015-2019) com período de estágio doutoral na Universitat de Barcelona (09/2018-02/2019). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (CCIm/UFMA), atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE); presidente da Comissão de Acompanhamento de Egressos do referido curso, coordena o Núcleo de Práticas Pedagógicas (Brinquedoteca e Laboratório de Ensino do Curso de Pedagogia), membro titular da Comissão Institucional - Área de Sociais - do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/AGEUFMA/UFMA, membro do Comitê de Ética em Pesquisa do CCIm/UFMA, consultor Ad hoc da FAPEMA e docente do Programa Profebpar/Parfor - Pedagogia - desde 2011. Foi docente da Educação Básica durante 15 anos. Coordenou, orientou e supervisionou os estágios do curso de Pedagogia (2018-2021); coordenou o subprojeto Residência Pedagógica (RP-Pedagogia - RP/UFMA/CAPES) [2020-2022]. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM - CNPQ/USF), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (GESEPE - CNPQ/UFMA), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd-GT19), da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-GT7), atuando no Conselho Nacional Editorial e como 2 tesoureiro da Regional do Maranhão. Avaliador do SINAES e atua, principalmente, nos seguintes temas: infância, educação matemática, formação do professor que ensina matemática, estágio e prática de ensino, relações de gênero e sexualidade, narrativas e pesquisa (auto)biográfica.

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Published

2025-09-07

How to Cite

Brito, J. J. da S., & Moura, J. F. de. (2025). Narratives of gay teachers and the pedagogy curriculum: meaning production about a transgression and resistance space. Qualitative Research Journal , 13(35), 536–562. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.923

Issue

Section

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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