Ensino de física no ensino médio: análise das determinações da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.488

Palavras-chave:

Itinerários formativos, Competências e habilidades, Análise de conteúdo

Resumo

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estão previstos os itinerários formativos de maneira que a inserção e o formato de ensino de Física serão de acordo com as decisões de cada escola. Diante desse cenário, utilizando a análise de conteúdo, propõe-se analisar o texto da BNCC a fim de verificar as determinações relacionadas ao ensino de Física descritas na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A análise apontou que dependendo do itinerário formativo escolhido, o aluno pode ser privado de uma formação mais geral. Quanto às competências e habilidades, ficam explícitos temas relativos às Mecânica, Termodinâmica, Óptica, Eletromagnetismo, Física Moderna e Contemporânea. Outra lacuna está nas questões relacionadas à diversidade e à inclusão, relativas aos povos indígenas, às comunidades remanescentes de quilombos e afrodescendentes e às pessoas com deficiência, aspectos restritos à introdução do documento e à área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARAÚJO, M. S.; GALVÃO, J. I. P.; SILVA, C. E. A BNCC e o novo panorama educacional brasileiro: para qual modelo formativo caminhamos? In: SEMINÁRIO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HUMANIDADES E LINGUAGENS, 1., 2019, Cruzeiro do Sul. Anais... Cruzeiro do Sul: UFAC, 2019. p. 41-44. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/issue/view/163. Acesso em: 20 abr. 2020.

ASSUNÇÃO, T. V.; SILVA, A. P. T. B. Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 25, n.1, p. 235-251, mar. 2020. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746/pdf. Acesso em: 22 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5746

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S. C. Uma visão crítica sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular em consonância com a reforma do Ensino Médio. Debates em Educação, [s. l.], v. 10, n. 21, p. 47-70, mai/ago. 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5087. Acesso em: 22 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p47-70

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de Implementação do Novo Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação/SEF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, SEMTEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.

CALLEGARI, C. [Carta demissionária]. Destinatários: conselheiros do Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF, 29 jun. 2018. 1 carta. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2018/06/carta-aos-conselheiros-do-cne.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

COMPIANI, M. Comparações entre a BNCC atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza. Ciências em Foco, Campinas, v. 11, n. 1, p. 91-106, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15027. Acesso em: 27 set. 2021.

CRUVINEL, T. Avaliação qualitativa do ensino de Arte no Ensino Médio. Urdimento — Revista de Estudos em Artes Ciências, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 77-95, mar/abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019077. Acesso em: 23 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101342019077

GONÇALVES, R.; OLIVEIRA, E. A. G. Temas da Física priorizados pela Base Nacional Comum Curricular para Ensino Médio. In: JORNADA DO HISTEDBR-RO, 2., 2018, Porto Velho. Anais... Porto Velho: UNIR; IFRO, 2018. p. 223-232. Disponível em: https://jornadahistedbr.unir.br/uploads/ANAIS%20II%20JORNADA%20DO%20HISTEDBR%20RO.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

MARTINS, A. F. P. Sem carroça e sem bois: breves reflexões sobre o processo de elaboração de “uma” BNCC. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s. l.], v. 35, n. 3, p. 689-701, dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n3p689/38038. Acesso em: 24 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p689

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf. Acesso em: 14 set. 2021.

MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s. l.], v. 33, n. 2, p. 327-332, ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n2p327/32314. Acesso em: 14 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p327

OLIVEIRA, E. A. G.; AMANTES, A. Ensino de astronomia nos anos iniciais a partir das novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. REVES — Revista Relações Sociais, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/12825. Acesso em: 27 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.18540/revesvl4iss4pp12825-01-12e

SANTOS, W. R. Tendências tecnológicas na área de ciências naturais do ensino médio: uma análise a partir dos PCN+ e da BNCC. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 9, n. 20, p. 265-288, abr. 2021. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/426/271. Acesso em: 22 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.426

SILVA, S. N.; LOUREIRO, C. F. B. As vozes de professores-pesquisadores do campo da Educação Ambiental sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/pnkHjbvq7Q65L6Y6HJZQsgg/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 27 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320200004

TENFEN, D. N. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s. l.], v. 33, n.1, p. 1-2, abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n1p1/31597. Acesso em: 27 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p1

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Gonçalves, R., Lavor, O. P., & Gomes Oliveira, E. A. (2022). Ensino de física no ensino médio: análise das determinações da BNCC. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(25), 330–345. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.488