Abordagem cognitivo-reflexiva na pesquisa qualitativa: estratégia para a prática de entrevista semiestruturada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.34.738

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Cognição Social, Fenomenologia, Abordagem Cognitivo-Reflexiva, Entrevista Semiestruturada

Resumo

Este artigo propõe a introdução de uma abordagem metodológica qualitativa direcionada à elaboração e aplicação de roteiro de entrevista semiestruturado, denominada Abordagem Cognitivo-Reflexiva (ACR), composta pelas etapas: introdutória, cognitiva e exploratória, tendo como base a fenomenologia e a cognição social. A ACR baseia-se na captação das percepções e cognições do entrevistado de maneira espontânea, guiada e interativa. Na etapa cognitiva, o sujeito da pesquisa é capaz de desenvolver seu relato em três ciclos: espontâneo, a partir da experiência prévia com o fenômeno; guiado, com base em palavras-chave, frases e figuras relacionadas ao fenômeno evidenciadas em fichas; e criativo, por meio da escrita livre em papéis em branco. Também são mostradas evidências empíricas acerca da aplicação da ACR no âmbito das ciências sociais aplicadas. Como contribuições, destaca-se o dinamismo promovido pela aplicação das técnicas intituladas ‘técnica das fichas’ e ‘técnica da livre produção escrita’. Ademais, ressalta-se a possibilidade de promover maior interação social, contribuindo para o delineamento de investigações qualitativas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Moreno Pinho, Universidade Federal do Ceará

Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou Pós-Doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho na University of Western Ontario (UWO), Canadá, e em Gestão Universitária/Avaliação Institucional na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com período sanduíche no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal.

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Publicado

2025-05-03

Como Citar

Pinho, A. P. M., & Moreira da Silva, C. R. (2025). Abordagem cognitivo-reflexiva na pesquisa qualitativa: estratégia para a prática de entrevista semiestruturada. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(34), 314–334. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.34.738

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