Elaboração de cartilha educativa: orientações para a gestação, parto e puerpério
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.29.655Palavras-chave:
Educação em saúde, Cuidado Pré-natal, Período Pós-Parto, Saúde Materno-Infantil, Tecnologia EducacionalResumo
Objetiva-se descrever as etapas de elaboração de uma cartilha educativa com orientações prospectivas para a indução das boas práticas na gestação, parto e puerpério. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo desenvolvimento de tecnologia educacional, sistematizado em cinco etapas: identificação de elementos textuais, elaboração de cartilha, validação por especialistas, lançamento da cartilha e disponibilização da cartilha em unidades de saúde. O estudo foi realizado no sul do Brasil, entre os meses de março a dezembro de 2022, com a participação de profissionais da saúde e da educação. A cartilha educativa foi desenvolvida com base em metodologia interativa e construtivista, além de apresentar orientações objetivas e prospectivas relacionadas às boas práticas no pré-natal, parto e pós-parto. A cartilha educativa, de aparência criativa e interface com diversos personagens, possibilita assessorar educadores em saúde e direcionar as orientações às gestantes e puérperas, de forma clara, direta e segura.
Downloads
Métricas
Referências
ANJOS, A. M. dos; GOUVEIA, H. G. Presence of a companion during the process of labor and childbirth: analysis of practice. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. e38686, abr. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/38686. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.38686
ARAÚJO, K. C.; SOUZA, A. C. de; SILVA, A. D. da; WEIS, A. H. Educational technologies for health approaches to adolescents: an integrative review. Acta Paul Enferm, São Paulo, v. 35, n. 2, p. eAPE003682, jun. 2022. Disponível em: https://acta-ape.org/article/tecnologias-educacionais-para-abordagens-de-saude-com-adolescentes-revisao-integrativa/. Acesso em: 12 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR03683
BARRERA, D. C.; MORETTI-PIRES, R. O. Da violência obstétrica ao empoderamento de pessoas gestantes no trabalho das doulas. Rev Est Femin, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. e0262217, abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/TqbrVSjWhzZ7Bb5hJWjRDxf/. Acesso em: 12 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n162136
BRITO, A. V. S.; MENEZES, J. de S.; SANTOS, M. L. dos; SILVA, M. P. da; MATA, N. D. S. da; TEIXEIRA, E.; NEMER, C. R. B. Tecnologias educacionais voltadas para gestantes: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, São Paulo, v. 13, n. 11, p. e9227, nov. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e9227.2021. Acesso em: 12 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e9227.2021
CABRAL, C. da S.; BRANDÃO, E. R. Adolescent pregnancy, sexual initiation, and gender: perspectives in dispute. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.36, n. 8, p. e00029420, jun. 2022. Disponìvel em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00029420. Acesso em: 12 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00029420
CASSIANO, A. do N.; SILVA, C. J. de A.; NOGUEIRA, I. L. A.; ELISAS, T. M. N.; TEIXEIRA, E.; MENIZES, R. M. P. de. Validação de tecnologias educacionais: estudo bibliométrico em teses e dissertações de enfermagem. Rev Enferm Centro-Oeste Mineiro, Minas Gerais, v.10, p. e3900, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3900. Acesso em: 12 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3900
CASTRO, M. S.; OILGER, D.; FUCHS, F. D.; FERREIRA, M. B. C. Development and validity of a method for the evaluation of printed education material. Pharm Pract, Granada, v. 5, n. 2, p.89-94, jun. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.4321/s1886-36552007000200007. Acesso em: 12 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.4321/S1886-36552007000200007
FAQUIM, J. P. da S.; BUIATTI, N. B. P.; FRAZÃO, P. The ZOPP method and the organization of interprofessional work focused on prenatal care in two primary healthcare units. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 117, p. 392-406, abr. 2018. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/sdeb/2018.v42n117/392-407/en. Acesso em: 27 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201811704
FERREIRA, A. P.; COELHO, K. R.; SCHLOSSER, T. C. M.; POVEDA, V. de B.; SILVA, L. de L. T. Construção e validação de cartilha de orientação perioperatória e segurança do paciente. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. e20210175, abr. 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125014. Acesso em: 25 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210175.en
GELLER, S.; KOCH, A.; GARLAND, C.; MACDONALD, J.; STOREY, F.; LAWTON, B. A global view of severe maternal morbidity: moving beyond maternal mortality. Reprod Health, Londres, v. 15, n. suppl 1, p. 98-112, maio. 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29945657/. Acesso em: 25 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s12978-018-0527-2
JESUS, G. J. de; CALIARI, J. de S.; OLIVEIRA, L. B. de; QUEIROZ, A. A. F. L. N.; FIGUEIREDO, R. M. de; REIS, R. K. Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV. Rev Lat-Amer Enferm, São Paulo, v. 28, p. e3322, abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183556. Acesso em: 12 ago. 2023.
JUNG, C. F. Metodologia para Pesquisa & Desenvolvimento: Aplicado a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004.
KUHNT, J.; VOLLMER, S. Antenatal care services and its implications for vital and health outcomes of children: evidence from 193 surveys in 69 low-income and middleincome countries. BMJ Open, Londres, v. 7, n. suppl 1, p. e017122, abr. 2017. Disponível em: https://bmjopen.bmj.com/content/7/11/e017122. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2017-017122
LEITE, S. de S.; ÁFIO, A. C. E.; CARVALHO, L. V. de; SILVA, J. M. da; ALMEIDA, P. C. de; PAGLIUCA, L. M. F. Construction and validation of an educational content validation instrument in health. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 71, n. suppl 4, p. 1635-1641, fev. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/xs83trTCYB6bZvpccTgfK3w/abstract/?lang=en. Acesso em: 12 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
LIAO, Y.-H.; TANG, K.-S.; CHEN, C.-J.; HUANG, Y.-H.; TIAO, M.-M. A study on how using an interactive multimedia e-book improves teachers' ability to teach evidence-based medicine depending on their seniority. BMC Med Educ., Londres, v. 29, n. 21, p.547, oct. 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34711206/. Acesso em: 24 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-021-02984-2
LYNCH, M.; KAMOVICH, U.; LONGVA, K.; STEINERT, M. Combining technology and entrepreneurial education through design thinking: Students' reflections on the learning process. Technol Forec Social Change, Miamisburg, v. 164, n. 3, p. 119689, abr. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334271078_Combining_technology_and_entrepreneurial_education_through_design_thinking_Students'_reflections_on_the_learning_process. Acesso em: 25 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2019.06.015
LEAL, M. do C.; GAMA, S. G. N.; PEREIRA, A. P. E.; PACHECO, V. E.; CARMO, C. N. do; SANTOS, R. V. The color of pain: racial iniquities in prenatal care and childbirth in Brazil. Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 33, n. suppl 1, p. e00078816, abr. 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28746555/. Acesso em: 27 nov. 2022.
MAIA, V. K. V.; LIMA, E. de F. A.; MACHADO, R. A. V.; SOUSA, A. I.; LEITE, F. M. C.; PRIMO, C. C. Quality assessment of a system of prenatal information. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. e67747, abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/pvfp4tNt6WnC9W5xcHpZ7qd/?lang=en&format=pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.
MARQUES, B. L.; TOMASI, Y. T.; SARAIVA, S. dos S.; BOING, A. F.; GEREMIA, D. S. Guidelines to pregnant women: the importance of the shared care in primary health care. Esc Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. e20200098, jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0098. Acesso em: 12 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0098
MARTÍNEZ-GALIANO, J. M.; HERNÁNDEZ-MARTÍNEZ, A.; RODRÍGUEZ-ALMAGRO, J.; DELGADO-RODRÍGUEZ, M.; RUBIO-ALVAREZ, A.; GÓMEZ-SALGADO, J. Women’s Quality of Life at 6 Weeks Postpartum: Influence of the Discomfort Present in the Puerperium. Int Jour Envir Resear Public Health, Basel, Switzerland, v. 16, n. 2, p. 253-259, mar. 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30658406/. Acesso em: 13 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph16020253
PAVINATI, G.; LIMA, L. V. de; SOARES, J. P. R.; NOGUEIRA, I. S.; JAQUES, A. E.; BALDISSERA, V. D. A. A. Tecnologias educacionais para o desenvolvimento de educação na saúde: uma revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v. 26, n. 3, p. 328-349, set./dez. 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1399068. Acesso em: 12 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8844
PEREIRA, S. B.; DIAZ, C. M. G.; BACKES, M. T. S.; FERREIRA, C. L. de L.; BACKES, D. S. Good practices of labor and birth care from the perspective of health professionals. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 17, n. suppl 3, p. 1313-1319, abr. 2018. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000601313. Acesso em: 11 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0661
RIO GRANDE DO SUL. Decreto 55.570, de 11 de novembro de 2020. Diário Oficial do Estado, Poder Executivo, Porto Alegre, RS, 12 de novembro de 2020. Disponível:
https://www.estado.rs.gov.br/upload/arquivos//decreto-semana-gravidez adolescencia.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023.
SANTOS, A. da S.; RODRIGUES, L. do N.; ANDRADE, K. C.; SANTOS, M. S. N. dos S.; VIANA, M. C. A.; CHAVES, E. M. C. Construction and validation of an educational technology for mother-child bond in the neonatal intensive care unit. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 74, n. 4, p. e20190083, abr. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/LWmCb4h7XhCY3qQFpp6kfGm/?lang=en&format=pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.
SANTOS, L. M. dos; CARVALHO, H. M. B.; GOMES E SILVA, C. S.; WHITAKER, M. C. O.; CRISTOFFEL, M. M.; PASSOS, S. da S. S. Elaboração e validação de conteúdo da cartilha “conhecendo o tratamento quimioterápico”. Enferm Foco, Brasília, v. 12, n. 5, p. 1-9, mar. 2022. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3701. Acesso em: 11 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n5.3701
SILVA, L. R.; VASCONCELOS, C. T. M.; NICOLAU, A. I. de O.; TELES, L. M. R.; RIBEIRO, G. L.; DAMASCENO, A. K. de C. The effect of educational technology use to guide parturient women’s companions: a randomized controlled study. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 55, n. 1, p. e03666, abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/SbSnVHSHhrbD7TgNxvSw9mP/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 13 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2019022903666
SOUZA, E. V. de A.; BASSLER, T. C.; TAVEIRA, A. G. Health education in the empowerment of the pregnant woman. Rev Enferm UFPE, Recife, v. 13, n. 5, p. 1527-1531, mai. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334158945_Health_education_for_pregnant_women_the_search_for_maternal_empowerment_over_the_puerperal-pregnancy_cycle_Educacao_em_saude_para_gestantes_a_busca_pelo_empoderamento_materno_no_ciclo_gravidico-puerpe. Acesso em: 15 nov. 2022.
TEIXEIRA, R. T.; FERRARI, R. A. P.; CALDEIRA, S.; TACLA, M. T. G. M.; ZANI, A. V. Pregnant-puerperal care in Network: the experience of nurses, doctors and administrators. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 72, n. suppl 1, p. 151-158, abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/bKtZ3y6JqHsmxcnMs7zvtRg/?lang=en. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0558
TOMASI, E.; ASSIS, T. M. de; MÜLLER, P. G.; SILVEIRA, D. S. da; NEVES, R. G.; FANTINEL, E.; THUMÉ, E.; FACCHINI, L. A. Evolutionof the quality of prenatal care in the primary network of Brazil from 2012 to 2018: Whatcan (and should) improve? PLoS ONE, São Francisco, v. 17, n. 1, p. e0262217, abr. 2022. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0262217. Acesso em: 12 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0262217
WANG, L.; SU, M.; ZHOU, Z.; ZHOU, L.; ZHANGBAO, J.; TAN, H.; HUANG, W.; CHANG, X.; LU, C.; YU, J.; WANG, M.; LU, J.; ZHAO, C.; ZHANG, T.; QUAN, C. Analysis of Pregnancy-Related Attacks in Neuromyelitis Optica Spectrum Disorder: A Systematic Review and Meta-Analysis. JAMA Netw Open, Chicago, v. 5, n. 8, p. e2225438, aug. 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35925605/. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2022.25438
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.