O método fenomenológico como possibilidade para a pesquisa em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.592Palavras-chave:
Metodologia científica, Fenomenologia, Educação Física, DançaResumo
O presente estudo buscou descrever o método fenomenológico aplicado ao levantamento e ao tratamento dos dados de uma pesquisa em Educação Física. O texto discutiu sobre a fenomenologia como método, descreveu um procedimento de recolha e exemplificou processos da análise nomotética e ideográfica, utilizando, como dados empíricos, um estudo realizado no âmbito de um curso de mestrado, com ênfase para a temática sobre a Dança. A referida dissertação de mestrado teve como objetivo compreender a percepção sobre a dança de praticantes, professores e coordenadores de academias de ginástica. O método fenomenológico foi constituído com base na apresentação de procedimentos metodológicos suficientemente descritos e justificados, que se diferenciam da análise de conteúdo e que reforçam parâmetros e procedimentos de execução organizados de maneira criteriosa, em consonância ao que sugere a base teórica-filosófica da fenomenologia para estudos em Educação Física.
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