O método fenomenológico como possibilidade para a pesquisa em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.592

Palavras-chave:

Metodologia científica, Fenomenologia, Educação Física, Dança

Resumo

O presente estudo buscou descrever o método fenomenológico aplicado ao levantamento e ao tratamento dos dados de uma pesquisa em Educação Física. O texto discutiu sobre a fenomenologia como método, descreveu um procedimento de recolha e exemplificou processos da análise nomotética e ideográfica, utilizando, como dados empíricos, um estudo realizado no âmbito de um curso de mestrado, com ênfase para a temática sobre a Dança. A referida dissertação de mestrado teve como objetivo compreender a percepção sobre a dança de praticantes, professores e coordenadores de academias de ginástica. O método fenomenológico foi constituído com base na apresentação de procedimentos metodológicos suficientemente descritos e justificados, que se diferenciam da análise de conteúdo e que reforçam parâmetros e procedimentos de execução organizados de maneira criteriosa, em consonância ao que sugere a base teórica-filosófica da fenomenologia para estudos em Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Marques da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutoranda no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física - UPE/UFPB

Adriana de Faria Gehres, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto  na Escola Superior de Educação Física - Universidade de Pernambuco

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba

Professor titular do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

BELLO, A. A. Introdução à fenomenologia. Tradução: Ir. Jacinta Turolo Garcia e Miguel Mahfoud. São Paulo: Edusc, 2006.

ALMEIDA, F. Q; BRACHT, V; GUIDETTI, F. F. A presença da fenomenologia na educação física brasileira: implicações para o estudo do corpo e outras problematizações. Educación Física y Ciencia, La Plata-Argentina, v. 15, n. 2, p. 01-16. 2013. Disponível em: http://ref.scielo.org/sccspj. Acesso em: 03 jan. 2023.

ALMEIDA, F. Q; GOMES, I; SAMPAIO, A; MARINOTTE, A. O corpo como tema da produção do conhecimento: uma análise em cinco periódicos da Educação física brasileira. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 133-146, mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.73701 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.73680

ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n.113, p. 51-64, jul. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200003 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200003

AZEVEDO, D. S; CAMINHA, I. O. Ser no mundo, mundo vivido e corpo próprio segundo Merleau-Ponty. Dialektiké, Rio Grande do Norte, v. 1, n. 2, p. 15-37, jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.3009 DOI: https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.3009

BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. Campo grande, MS: Cortez, 2000.

DAOLIO, J. Educação física brasileira: autores e atores da década de 80. 1997. 97 f. Tese (Doutorado em Educação Física) –Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 1997. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114837. Acesso em: 03 jan. 2023.

FURTADO, R. P. O não-lugar do professor de Educação Física em academias de ginástica. 2007. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2019. Acesso em: 03 jan. 2023.

FURTADO, R. P. Do fitness ao wellnes: os três estágios de desenvolvimento das academias de ginástica. Pensar a prática, Goiás, v.12, n.1, p.1-11, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.4862 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.4862

SILVA, A. C. M. A dança como prática corporal no contexto das academias de ginástica. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física - Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba, Recife, 2019. Disponível em: https://w2files.solucaoatrio.net.br/atrio/upe-papgef_upl//THESIS/276/dissertao_ana_carolina_marques_edio_finalpdf_20210817101145406.pdf Acesso em: 10 abr. 2023.

SOUZA JÚNIOR, M. B. M. de; DE MELO, M. S. T; SANTIAGO, M. E. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 29-47, jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11546 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11546

LUDORF, S. M. A. Panorama da pesquisa em Educação Física da década de 90: análise dos resumos de dissertações e teses. Revista da Educação Física, Maringá, v. 13, n. 2, p. 19-25, 2002. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3651 Acesso em: 03 jan. 2023.

MARQUES, D. A.P; SURDI, A.C; GRUNENNVALDT, J. T; KUNZ, E. Dança e expressividade: uma aproximação com a fenomenologia. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 243-263, jan./mar. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/26494. Acesso em: 12 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.26494

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S.; GOMES, S. F. D. R. (orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 9-29.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORAES, I. F.; AMARAL, C. M. S.; BASTOS, F. C. Teses de doutorado em gestão do esporte no Brasil: uma revisão integrativa metodológica. Movimento, Porto Alegre, v. 27, p. 01-16, jan./dez., 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.103915

NÓBREGA, T. P. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia, Natal, v. 13, n. 02, p.141-148, agosto, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/4WhJkzJ77wqK6XCvHFwsqSD/ Acesso em: 12 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2008000200006

PATIAS, N. D., HOHENDORFF, J. V. Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em estudo, Maringá, v. 24, p. 2-14, novembro, 2019. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.43536 DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.43536

SILVA, R. V. S. Pesquisa em Educação Física: determinações históricas e implicações epistemológicas. 1997. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997. Disponível em: https://old.cev.org.br/biblioteca/pesquisa-educacao-fisica-determinacoes-historicas-implicacoes-epistemologicas Acesso em: 03 jan. 2023.

SURDI, A. C; KUNZ, E. A Fenomenologia como fundamentação para o movimento humano significativo. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 187-210, fev. 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3054 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3054

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Marques da Silva, A. C., de Faria Gehres, A. ., & de Oliveira Caminha, I. (2023). O método fenomenológico como possibilidade para a pesquisa em Educação Física. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(27), 584–604. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.592