Em defesa de um maior compromisso de pesquisadores pós-graduandos com a divulgação do conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.29.587Palavras-chave:
Comunicação científica, Pós-graduandos, Área de ensinoResumo
Nosso objetivo, neste ensaio, consiste em fazer uma defesa em torno da necessidade de um maior comprometimento de pesquisadores pós-graduandos com a atividade de comunicação científica. Dialogando com trabalhos de estudiosos que discutem a escrita e a publicação científica no campo das humanidades, sistematizamos o presente texto em quatro direções, quais sejam: i) sustentar a compreensão de que a comunicação científica está na essência e na alma da produção do conhecimento científico; ii) pontuar elementos para fazer pensar o porquê o pós-graduando deveria se envolver com a comunicação dos resultados de sua pesquisa; iii) compartilhar ações que um programa de pós-graduação da área de ensino tem desenvolvido para implementar uma cultura de comunicação científica entre seus discentes e egressos; iv) reforçar nosso papel como agentes formadores de profissionais pesquisadores cada vez mais engajados e comprometidos com a divulgação do conhecimento científico e com mundo no qual vivemos e atuamos.
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