Em defesa de um maior compromisso de pesquisadores pós-graduandos com a divulgação do conhecimento científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.29.587

Palavras-chave:

Comunicação científica, Pós-graduandos, Área de ensino

Resumo

Nosso objetivo, neste ensaio, consiste em fazer uma defesa em torno da necessidade de um maior comprometimento de pesquisadores pós-graduandos com a atividade de comunicação científica. Dialogando com trabalhos de estudiosos que discutem a escrita e a publicação científica no campo das humanidades, sistematizamos o presente texto em quatro direções, quais sejam: i) sustentar a compreensão de que a comunicação científica está na essência e na alma da produção do conhecimento científico; ii) pontuar elementos para fazer pensar o porquê o pós-graduando deveria se envolver com a comunicação dos resultados de sua pesquisa; iii) compartilhar ações que um programa de pós-graduação da área de ensino tem desenvolvido para implementar uma cultura de comunicação científica entre seus discentes e egressos; iv) reforçar nosso papel como agentes formadores de profissionais pesquisadores cada vez mais engajados e comprometidos com a divulgação do conhecimento científico e com mundo no qual vivemos e atuamos.

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Biografia do Autor

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara (2016). Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros.  Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto e do Grupo Slovo.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

Bessa, J. C. R. (2024). Em defesa de um maior compromisso de pesquisadores pós-graduandos com a divulgação do conhecimento científico. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(29), 01–18. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.29.587