A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental

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DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.289

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a organização da matemática para o Ensino Fundamental a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa desenvolvida na abordagem fenomenológica. Por meio desse texto, apresentamos uma análise hermenêutica do documento da BNCC que divide opiniões: é considerada um avanço na educação escolar brasileira, no sentido de que procura valorizar as necessidades sociais das diferentes regiões do país, integrando componentes curriculares e temas transversais, que são pertinentes na formação dos cidadãos e, também, é visto como um retrocesso, por não estabelecer como base questões envolvendo gênero, educação sexual e diversidade cultural.

Palavras-chave Base Nacional Comum Curricular; Legislação Escolar; Matemática.

 

The national curriculum and the teaching of mathematics in Brazil

Abstract: This paper presents the results of a study on the organization of mathematics for elementary school from the approval of the National Curriculum Common Base (BNCC). We adopted as methodology a qualitative research developed as a phenomenological approach. In this text we present a hermeneutic analysis of the BNCC document that divides opinions: it is considered an advance in Brazilian school education, in the sense that it seeks to value the social needs of different regions of the country, integrating curricular components and cross-cutting themes, which are relevant in the formation of citizens and, also, is seen as a setback, as it does not establish as basis issues involving gender, sexuality education and cultural diversity.

Keywords: National Curriculum; School Legislation; Mathematics.

 

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Czigel, Érica, Mondini, F., & Pavanelo, E. (2019). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da matemática no ensino fundamental. Revista Pesquisa Qualitativa, 7(15), 356–369. https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.289

Edição

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Estudos

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