Tendências tecnológicas na área de ciências naturais do ensino médio: uma análise a partir dos PCN+ e da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.426Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as tendências tecnológicas presentes no interior de duas propostas curriculares nacionais do ensino médio: as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para atingir tal fim, foi feita a utilização das técnicas de Análise de Conteúdo de Bardin, que contou com duas etapas: a primeira etapa visando a enumeração das frequências dos termos ligados ao radical tecno (tecnologia e tecnológico) em ambos os documentos; e a segunda, almejando a categorização das tendências encontradas a partir da análise de suas respectivas unidades de contexto. Os resultados demonstram uma quantidade de 147 unidades de contextos nos PCN+ em comparação com 30 da BNCC. Dentre as unidades de contexto, seis tendências tecnológicas foram identificadas nos PCN+ enquanto na BNCC apenas cinco destas. Ainda assim, é possível considerá-las como tendências essenciais no processo de Alfabetização Científico-Tecnológica.
Palavras-chave: Tendências tecnológicas; Alfabetização Científico-Tecnológica; Ciências Naturais.
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