Coleta de dados online na visão de professores de psicologia

Autores

  • Raphael Klein de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0002-6896-4135
  • Rosa Maria Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luiz Antonio Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
  • Solange de Fátima Reis Conterno Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.194

Resumo

Estudo objetivando identificar a percepção de professores de Psicologia em relação a coleta de dados on-line, e se este modelo de pesquisa gera economicidade de tempo. Realizou-se estudo exploratório de abordagem quanti-qualitativa com dados provenientes da aplicação de instrumento on-line a professores de Psicologia através da ferramenta LimeSurvey, em sua versão 2.0. Procedeu-se análise estatística descritiva e análise temática de conteúdo. Emergiram as temáticas: facilidade de acesso aos sujeitos, flexibilidade e agilidade; características do instrumento de coleta de dados; falta de interação entre sujeito e pesquisadores e fragilidades da coleta de dados on-line. Conclui-se pela positividade da coleta on-line, mas alerta-se para sua adequação aos objetivos, objetos, sujeitos e métodos da pesquisa.

Palavras-chave: Coleta de dados online; Tecnologias digitais; Metodologia da pesquisa.

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Biografia do Autor

Raphael Klein de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Psicólogo. Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Saúde.

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Associada na graduação em enfermagem e no Mestrado em Biociências e Saúde na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Saúde.

Luiz Antonio Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Doutor em Ciência da Computação. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). e-mail:

Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Adjunta na graduação em enfermagem na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Saúde.

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Publicado

2022-08-17

Como Citar

Souza, R. K. de, Rodrigues, R. M., Rodrigues, L. A., & Conterno, S. de F. R. (2022). Coleta de dados online na visão de professores de psicologia. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(24), 176–191. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.194