Ser professor-pesquisador com a investigação matemática: uma narrativa autobiográfica visada com fenomenologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.996

Palavras-chave:

Pesquisa autobiográfica, Fenomenologia, Educação Matemática, Filosofia da Educação Matemática, Investigação Matemática

Resumo

Neste trabalho trago uma narrativa autobiográfica que expõe algumas experiências vividas enquanto professor-pesquisador com a Investigação Matemática. Ao visá-la com a fenomenologia, interrogando o que ela revela sobre a constituição desse modo de ser, eu, um professor-pesquisador, se evidenciaram quatro invariantes, quais sejam: onde e com quem se deu/dá essa constituição, a presença da pesquisa e o dar-se conta das experiências havidas. Hermeneuticamente, esses aspectos me conduzem a compreender que o ser professor-pesquisador se constituiu com o estar aqui na universidade e na escola enquanto modos de estar, nesses ondes, existencialmente e não georreferenciados. Se constituiu como ser-descobridor que realizou-se pelo perguntar e descobrir as coisas pela pesquisa. Se constituiu com o dar-se conta das experiências havidas e, com isso, dispondo-se para a angústia. Mas, sobretudo, se constituiu como um modo de ser determinado pelo com: com a Investigação Matemática, com o outro e com o mundo.

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

Wichnoski, P. (2025). Ser professor-pesquisador com a investigação matemática: uma narrativa autobiográfica visada com fenomenologia. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 421–444. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.996

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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