Experiência de ambientação e aculturação na pesquisa qualitativa durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.632Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa, Aculturação, Pandemias, Tecnologia da Informação, Intervenção Baseada em Internet.Resumo
Entre os impactos ocasionados pela pandemia, destacam-se os desafios enfrentados para o andamento científico, sobretudo nas etapas metodológicas de pesquisas qualitativas. Objetivou-se relatar a experiência de ambiência e aculturação como etapa preliminar da pesquisa clínico-qualitativa com famílias de crianças com fissuras labial e/ou palatina, durante a pandemia da COVID-19. O percurso metodológico envolveu a descrição de estratégias para ambientação e aculturação, que ocorreu a partir do contato com os profissionais de saúde e familiares em centro especializado para tratamento de fissuras labial e/ou palatina. A experiência virtual e as potencialidades da ambiência e aculturação na pesquisa clínico-qualitativa no decurso da pandemia surgiram como categorias reflexivas da vivência. Utilizaram-se das tecnologias de informação que contemplaram a necessidade da pesquisa, método e população envolvida. Assim, a adaptação ao cenário emergencial propõe inovação nas pesquisas, especialmente qualitativas, no intuito de promover o desenvolvimento científico, mesmo em contextos não presenciais.
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