O que podemos aprender sobre o processo de investigação científica com Júlio Verne? Lições a partir de “viagem ao centro da terra”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.551

Palavras-chave:

Processo de investigação científica, Metodologia, Literatura e ensino, Júlio Verne, Viagem ao centro da Terra

Resumo

Este artigo objetiva identificar lições sobre o processo de investigação científica que podem ser extraídas da obra literária clássica “Viagem ao centro da Terra”, de Júlio Verne. O texto argumenta que uma pesquisa é semelhante a uma viagem. Para realiza-las, é necessária uma preparação prévia, a definição do destino (objetivo) e a organização de como se chegará até ele (metodologia). O artigo analisa quatro lições da obra de Verne que podem servir de guia para a pesquisa científica: (i) a questão de pesquisa deve estar bem definida e isso não é fácil; (ii) a metodologia de pesquisa deve ser adequada e viável; (iii) a organização é essencial; (iv) a pesquisa nem sempre é um mar de rosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ACCA, T. dos S. O projeto de pesquisa. In: QUEIROZ, Rafael Mafei Rabelo; FEFERBAUM, Marina. Metodologia da pesquisa em direito: técnicas e abordagens para elaboração de monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. p. 192-206.

EPSTEIN, L.; MARTIN, A. D. An introduction to empirical legal research. Oxford: Oxford University Press, 2014.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução de Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GROSS, C. P. Como respondo cientificamente a uma questão jurídica controvertida? In: QUEIROZ, R. M. R.; FEFERBAUM, M. Metodologia da pesquisa em direito: técnicas e abordagens para elaboração de monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2019. p. 84-117.

HALPERIN, J.-L. Law in books and law in action: the problem of legal change. Me. L. Rev., Maine, v. 64, n. 1, p. 45-76, jan. 2011. Retrieved from: https://digitalcommons.mainelaw.maine.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=1179&context=mlr. Access on: 18 May 2022.

KOTHARI, C. R. Research methodology: methods and techniques. 2. ed. New Age International, 2004.

LEAL, E. J. M. Um desafio para o pesquisador: a formulação do problema de pesquisa. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 2, n. 2, p. 227-235, maio/ago. 2002.

RICHARDSON, R. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 20212.

STAKE, R. E. Qualitative research: studying how things work. New York: The Guilford Press, 2010.

VERNE, J. Journey to the Center of the Earth. Pennsylvania: State University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/owc/9780199538072.003.0003

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Pasqualeto, O. de Q. F. (2022). O que podemos aprender sobre o processo de investigação científica com Júlio Verne? Lições a partir de “viagem ao centro da terra”. Revista Pesquisa Qualitativa, 10(25), 450–463. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.25.551