Narrativas (auto)biográficas de professores iniciantes na Educação Superior: descortinando experiências, desafios e aprendizagens no início da profissão
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1052Palavras-chave:
Narrativas (auto)biográficas, Professores iniciantesResumo
Quais aprendizagens, desafios e experiências são construídos pelos professores iniciantes na Educação Superior em fase de inserção profissional? Mobilizados por essa provocação, tecemos o presente texto, cujo objetivo buscou compreender de que maneira o professor iniciante desenvolve seu conhecimento profissional nos primeiros anos de docência na Educação Superior. Como caminho epistêmico-metodológico, utilizamos as narrativas (auto)biográficas (Josso, 2004) como dispositivo de pesquisa-formação, tendo suporte da pesquisa narrativa envolvendo seis professores iniciantes da Educação Superior que atuam em uma instituição pública potiguar. As narrativas dos participantes evidenciaram que o início da carreira docente no magistério superior é entremeado de desafios e situações heterogêneas que favorecem a construção de conhecimentos teóricos e experienciais, os quais reverberam no processo de aprendizagem profissional dos participantes da pesquisa.
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