Narrativas (auto)biográficas de professores iniciantes na Educação Superior: descortinando experiências, desafios e aprendizagens no início da profissão

Autores

  • Iure Coutre Gurgel Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN https://orcid.org/0000-0002-3760-2764
  • Isabel Maria Sabino de Farias UECE-Universidade Estadual do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1052

Palavras-chave:

Narrativas (auto)biográficas, Professores iniciantes

Resumo

Quais aprendizagens, desafios e experiências são construídos pelos professores iniciantes na Educação Superior em fase de inserção profissional? Mobilizados por essa provocação, tecemos o presente texto, cujo objetivo buscou compreender de que maneira o professor iniciante desenvolve seu conhecimento profissional nos primeiros anos de docência na Educação Superior. Como caminho epistêmico-metodológico, utilizamos as narrativas (auto)biográficas (Josso, 2004) como dispositivo de pesquisa-formação, tendo suporte da pesquisa narrativa envolvendo seis professores iniciantes da Educação Superior que atuam em uma instituição pública potiguar. As narrativas dos participantes evidenciaram que o início da carreira docente no magistério superior é entremeado de desafios e situações heterogêneas que favorecem a construção de conhecimentos teóricos e experienciais, os quais reverberam no processo de aprendizagem profissional dos participantes da pesquisa.

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Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias, UECE-Universidade Estadual do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-doutoral pela Universidade de Brasília (UNB) na área de currículo, avaliação e desenvolvimento profissional docente. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pedagoga (UECE). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) Formação de Professores da ANPEd; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq –Nível 2.

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

Gurgel, I. C., & Sabino de Farias, I. M. (2025). Narrativas (auto)biográficas de professores iniciantes na Educação Superior: descortinando experiências, desafios e aprendizagens no início da profissão. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 231–246. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1052

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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