Desenhando narrativas autobiográficas: o cotidiano na perspectiva de crianças de Sobradinho II - DF
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1195Palavras-chave:
Infância, Cotidiano, Corpo, EscolaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva de crianças acerca do cotidiano, partilhadas em uma escola pública situada em Sobradinho II – DF, Brasil. Nesse sentido, o estudo dispõe de natureza qualitativa e apresenta como aportes teórico-metodológicos as sociologias do cotidiano e da infância. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação participante, entrevistas conversadas e a produção de desenhos, em que foram captadas as narrativas autobiográficas dos sujeitos. A análise das informações obtidas foi concebida a partir da triangulação entre a literatura, o ponto de vista do pesquisador e o das crianças, convertidos, em alguns momentos do texto, em recortes episódicos. As narrativas registradas permitiram identificar as interpretações das crianças acerca do “corpo-cotidiano”, um corpo simbólico e ritualizado que transpassa tensões, rupturas e idiossincrasias, frutos das interações sociais forjadas a partir das brincadeiras nos ambientes familiares, na escola e no uso das mídias.
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