AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Vitória Helena Cunha Espósito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Nossos estudos, de natureza fenomenológico- ermenêutica, apresentam a escola como o panorama de fundo, a partir do qual colocamos em contraste o tema investigado: a autonomia e a heteronomia, buscando apreender o individual e o coletivo na ação educativa. Vista como instituição, cabe à escola, desde suas origens, ministrar o ensino de diferentes formas, desvelando tanto o seu caráter de reprodução quanto de criação e atribuição de significados. Nesta configuração, a autonomia e a heteronomia mostram-se como problema individual e coletivo, pois pertencentes à constituição política, social e histórica do homem. Entretanto, radicar o ser no mundo, é o que nos possibilita apreender a educação dandose na existência humana, no movimento e na contínua tensão entre superar uma condição de impropriedade e de alienação, em direção à outra de maior apropriação e autonomia. Este modo de ser desvela a possibilidade de realização humana de intervir, atribuir significados e produzir cultura, pela educação, na escola.

 

Palavras-chave: escola, autonomia, heteronomia, educação.

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Publicado

2008-06-01

Como Citar

Espósito, V. H. C. (2008). AUTONOMIA E HETERONOMIA NA ESCOLA: O COLETIVO E O INDIVIDUAL NA EDUCAÇÃO. Revista Pesquisa Qualitativa, 3(1). Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/2

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