What is the core idea of the academic production in science and mathematics teaching of the graduate program in scientific education and teacher training of the state university of southwest Bahia?
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.29.678Keywords:
State of art, Scientific and mathematical concepts, Didactic interventionsAbstract
Our aim is to explore the academic production of the Graduate Program in Scientific Education and Teacher Training (PPG-ECFP), at the State University of Southwest Bahia, developed in the 'curriculum and teaching and learning processes’ line of research until the year 2022. Through initial procedural actions, 19 master's theses from the period between 2013 and 2020 exploring and implementing proposals with an emphasis on approaching concepts in the teaching of science and mathematics were selected. The results are then described, categorized and evaluated in light of methodological aspects based on the exploratory and/or bibliographical research of Ângelo D. Salvador and the constructivist grounded theory of Kathleen M. Charmaz. Therefrom, the core idea of the contributions of the PPG-ECFP productions emerges: promoting more humanistic, pluralistic, contextualized, integrative, critical, interventional, grounded and transformative perceptions of the actions that guide the processes of reflecting, producing, examining, teaching, learning and conceiving scientific-mathematical knowledge intertwined with cultural and regional knowledge.
Downloads
Metrics
References
ANJOS, A. Eu e outras poesias. Edição 42. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
BARRETO, R. C. A. B. Geociências e formação cidadã: limites e possibilidades de uma intervenção didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. 2016. 271 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2016.
BASTOS, A. P. S. Abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação: contribuições para o ensino de Ciências/Física nos anos iniciais. 2013. 203 f.. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.
BATISTA, L. S. A. Contribuições do ensino de velocidade para a compreensão de fatores relacionados à educação para o trânsito no ensino fundamental. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2019.
BITENCOURT, I. M. A botânica no Ensino Médio: análise de uma proposta didática baseada na abordagem CTS. 2013. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.
CARABETTA JUNIOR, V. Ensino de ciências da natureza e conceitos científicos. Tópicos Educacionais, Recife, v. 28, n. 1, p. 241-257, jul. 2022.
CHARMAZ, K. Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis. London: Sage, 2006.
DI DARIO, F.; DI DARIO, F.; DOS SANTOS ALMADA, D.; DE ARAÚJO, M. P.; DE AZEVEDO, A.; DE BARROS, M. P. F.; DE BARROS, C. M.; BAUER, A. de B.; BERALDINI, N. G.; BOZELLI, R. L.; CATELANI, P. A.; CAMARGO, G. A.; NOCCHI, N. P.; DUARTE, H. M.; DE FARIAS, R. N.; FEITOSA, N. M.; FISCHER, L. G.; DA FONSECA, R. N.; GESTINARI, L. M. de S.; GONÇALVES, P. R.; KONNO, T. U. P.; LEAL, G. F.; LEMOS, H. de M.; MARTINS, R. L.; MINCARONE, M. M.; DE MIRANDA, L. G.; NEPOMUCENO-SILVA, J. L.; PAGLIANI, B.; PETRY, A. C.; RUTA, C.; DOS SANTOS, V. L. M.; DA SILVA, E. R.; DA SILVA, R. N.; SOARES, A. R.; VARGAS, R. A.; VIEIRA, T. W. de M.; XAVIER, M. S.; WEBER, L. I.; ESTEVES, F. de A. Contribuições do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação na geração de conhecimento científico promotor do desenvolvimento regional e conservação dos ecossistemas costeiros do norte do estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S.l.], v. 13, n. 32, p. 917-954, mar. 2016.
GUIMARÃES, R. R.; MASSONI, N. T. Argumentação e pensamento crítico na educação científica: análise de estudos de casos e problematizações conceituais. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 320-244, ago. 2020.
JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. No discursar do educar, um histórico-(des)filosofar da arteciência: é por aí que vamos começar. Experiências em Ensino de Ciências, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 323-345, ago. 2021a.
JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. Aqueles que desinstruem!? Carl R. Rogers e Paul K. Feyerabend sobre um tornar “mais humano” da educação e da ciência. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 23, n. e26505, p. 1-17, nov. 2021b.
JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. Compartilhando uma proposta art(sci)culada no formar de docentes e de cientistas da física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S.l.], v. 22, n. e36932, p. 1-32, jul. 2022.
MACULAN, B. C. M. S.; LIMA, G. A. B. O. Buscando uma definição para o conceito de “conceito”. Perspectivas em Ciência da Informação, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 54-87, jun. 2017.
MOREIRA, C. B. O desenvolvimento da percepção de espaço na criança da educação infantil: o papel das tarefas. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017.
NARDI, R. A pesquisa em ensino de ciências e a sala de aula. Experiências em Ensino de Ciências, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 1-13, ago. 2022.
OLIVEIRA, D. B. G. O ensino de zoologia evolutiva nas séries iniciais: uma experiência desenvolvida com o 3º ano do ensino fundamental. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013.
PIRÔPO, V. F. Alfabetização científica e literatura infantil: desafios para o ensino e conservação da biodiversidade. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2018.
PORTUGAL, M. L. B. Valorizar e integrar: uma proposta para o ensino de ciências articulada com os saberes etnozoológicos de estudantes de uma comunidade quilombola. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017.
SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica: elaboração e relatório de estudos científicos. Edição 11. Porto Alegre: Sulina, 1981.
SANTANA, T. A. Aplicação do enfoque CTS no ensino de Bioquímica: análise de uma experiência didática. 2014. 270 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.
SANTOS, A. Q. O Ensino das interações ecológicas para alunos do 6º ano do ensino fundamental no contexto da horta escolar. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2018.
SANTOS, B. F.; VAZ, A. S.; LEITE, P. L.; BARBOSA, C. S.; ARAÚJO, L.; LYRA, A. B.; DOS SANTOS, B.; MOREIRA, C. B.; SANTANA, M. L. A. D.; MARTINS, R. B. O estudo dos métodos de análise em dissertações como aprendizagem e formação de pesquisadores para a pesquisa qualitativa: relato de uma experiência. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S.l.], v. 14, n. 33, p. 1-7, ago. 2017.
SANTOS, D. J. M. O uso do software modellus no ensino de física para jovens e adultos. 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017.
SANTOS, E. P. Do cotidiano ao científico: análise de uma proposta pedagógica para o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes de estudantes moradores do povoado da cachoeirinha, Jequié, Bahia, Brasil. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2020.
SANTOS, F. S. A educação para o trânsito e o ensino de física: análise de uma sequência didática construída a partir da aprendizagem significativa e do design thinking. 2018. 246 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2018.
SANTOS, R. C. S. T. Fauna urbana: percepções dos alunos do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola pública no município de Itaquara-BA. 2019. 139 f.. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2019.
SANTOS, T. T. B. Contribuições de software geogebra para a formação de conceitos geométricos de acadêmicos ingressos na licenciatura em matemática. 2018. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2018.
SILVA, E. P. Educação CTS e energia: uma análise das possibilidades e limites para o ensino de física no contexto da EJA. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2019.
SILVA, N. J. Uma proposta de sequência didática com atividades investigativas no ensino de química para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2016.
SILVA, P. S. O ensino do conceito de colisões no Ensino Médio e a formação do aluno para a cidadania no trânsito: avaliando o processo de ensino e aprendizagem. 2016. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2016.
SOBRINHO, L. F. C. Análise de uma proposta educativa utilizando a teoria da aprendizagem significativa para a conservação da Mata Atlântica. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017.
SOUSA, E. C. A importância do ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal da Paraíba, Paraíba, 2021.
RISTOW, L.; CARDOSO, J.; RAMOS, V. Aprendizagem de conceitos na formação inicial de professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 15, n. 32, p. 53-66, maio. 2023.
TRENTIN, V. B. Práticas pedagógicas inclusivas e o ensino de conceitos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Perspectiva, Florianópolis, v. 39, n. 2, p. 1-18, ago. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Qualitative Research Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.