Qual a máxima da produção acadêmica em ensino de ciências e da matemática do programa de pós-graduação em educação científica e formação de professores(as) da universidade estadual do sudoeste da Bahia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.29.678

Palavras-chave:

Estado da arte, Conceitos científicos e matemáticos, Intervenções didáticas

Resumo

Temos como objetivo conhecer a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores(as) (PPG-ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, elaborada na linha de pesquisa ‘currículo e processos de ensino e aprendizagem’ até o ano de 2022. Mediante ações procedimentais iniciais, foram selecionadas 19 dissertações de mestrado no período entre 2013 e 2020 que exploram e implementam propostas com ênfase na abordagem de conceitos no ensino de ciências e da matemática. As pesquisas são descritas, categorizadas e avaliadas à luz de aspectos metodológicos pautados na pesquisa exploratória e/ou bibliográfica de Ângelo D. Salvador e na teoria fundamentada construtivista de Kathleen M. Charmaz. Disso emerge a máxima das contribuições dos trabalhos do PPG-ECFP: promover percepções mais humanista, pluralistas, contextualizadas, integrativas, críticas, interventivas, alicerçadas e transformadoras das ações que norteiam os processos de refletir, produzir, examinar, ensinar, aprender e conceber o conhecimento científico-matemático entre-(en)laçado a saberes culturais e regionais.

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

Jorge, L., & Ferreira dos Santos, B. (2024). Qual a máxima da produção acadêmica em ensino de ciências e da matemática do programa de pós-graduação em educação científica e formação de professores(as) da universidade estadual do sudoeste da Bahia? . Revista Pesquisa Qualitativa, 12(29), 138–167. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.29.678