Elements of organizational learning disciplines for leadership development by ibero-american nurses

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.648

Keywords:

Leadership, Nursing, Learning, Hospital, Health Services Administration

Abstract

This research sought to identify elements of Peter Senge's organizational learning disciplines for leadership development by Ibero-American nurses in university hospitals. This is a qualitative, descriptive and exploratory study, of the multicenter type, carried out in three university hospitals in Brazil, Spain and Portugal, with the participation of 30 nurses, selected using the snowball sampling technique. The findings were analyzed according to Braun and Clarke's inductive method and interpreted in the light of Peter Senge's theoretical contribution to organizational learning disciplines. It is identified that the behaviors in this development process are based on preconceptions that can lead to the existence of aversion towards leadership attitudes, although it is recognized that the leader is a facilitating element for the professional improvement of the team, being, therefore, relevant to work processes in complex environments such as hospitals.

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Author Biographies

Ises Adriana Reis dos Santos, UFBA

Enfermeira, Mestre e Doutoranda em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da UFBA. Graduada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialização em Docência em Enfermagem pela Faculdade Alfamérica. Especialização em Estomaterapia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Enfermagem GEPASE/UFBA, participou da coordenação discente em 2019. Atua nos projetos de pesquisas nas temáticas: Liderança e Gestão em enfermagem, na linha de pesquisa: Formação, Gestão e Trabalho em Enfermagem e Saúde. Editora Júnior na Revista HERE - História da Enfermagem. Parecerista ad hoc na Abordagem Qualitativa - Estudo de caso, Revisões da Literatura (Integrativa, Scoping Review), Relato de caso, Relato de Experiência, Ensaio Teórico Reflexivo e Estudos de métodos mistos, com as Temáticas: (Enfermagem/Saúde - clínico cirúrgica, Estética em Enfermagem, Estomaterapia; Administração dos serviços de Enfermagem e Saúde - Gestão, Liderança, Competências Gerenciais em Enfermagem, Formação/Ensino e Trabalho em Enfermagem). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5858-5537. Pesquisador (Publon - Web of Science):O-5562-2019

SIMONE COELHO AMESTOY, Universidade Federal de Pelotas

Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Enfermagem com Ênfase em Terapia Intensiva pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Porto Alegre-RS. Especialista em Gestão Hospitalar pela UNINTER. Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UFPEL em exercício provisório no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UFBA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE) da UFBA.

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia

Licenciado e Graduado em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes (1990), Mestre em Fundamentos de Enfermagem pela USP (2000), Doutor em Ciências UNIFESP (2003) com pós-doutorados em Ensino em Ciências da Saúde CEDESS/UNIFESP (2010) e Gestão em Serviços de Saúde UICISA.E/COIMBRA (2019-2020). Foi contemplado com bolsa para Professor Visitante no Exterior - Bolsa CNPq (2019-2020). Atualmente é Professor Titular-Livre na Universidade Federal da Bahia. Atuou no Conselho Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo de 2001 à 2010 como representante de Institutos de Pesquisa e Instituições Privadas de Ensino Superior, é sócio efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem ABEn desde 1987, atuo em cargos de Diretoria na Seção São Paulo - Diretor de Educação/1o. Tesoureiro/2o. Tesoureiro em Gestões distintas, como também atuou na Comissão Nacional de Educação de Ensino Médio e de Graduação e na gestão 2013-2016 como Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem - CEPEN, da Seção Bahia. Atuou como Diretor de Educação e Pesquisa da Academia Brasileira de História da Enfermagem - ABRADHENF de 2010-2014, foi Conselheiro Fiscal no período 2014-2020 e, atualmente é Diretor de Assuntos Científicos-Culturais e Divulgação gestão 2020-Atual. No Conselho Regional de Enfermagem esteve Coordenador da Câmara Técnica de Ensino e Legislação - CTELE de 2013-2017. Ainda é associado da Associação Paulista de Saúde Pública, da Sociedade Honorífica Internacional Sigma Theta Thau e da World Association for Education Research. É membro de comitês científicos e parecerista ?ad hoc? dos periódicos internacionais e nacionais. No Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP-MEC é Avaliador Institucional e de Cursos de Graduação. No Programa de Avaliação do ARCU-SUL integra a Comissão Regional - Brasil. É avaliador de carreira de Enfermagem para países latinoamericanos tendo atuado no Paraguay, Uruguay, Bolívia, Chile, Colômbia, Brasil e Argentina. É ainda avaliador de Hospitais de Ensino, Residências Multiprofissionais e de Área Profissional pelo Ministério da Saúde. É Professor Titular, concursado, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente Permanente no Programa de Pós-graduação stricto-sensu da Escola de Enfermagem e colaborador na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde orientando o Mestrado Acadêmico e Profissional, como também coorienta estudantes de Doutoramento na Escola Paulista de Enfermagem. Liderou de 2003 a 2011 o Grupo de Pesquisa de Formação e Educação em Saúde. Desde 2012, lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Enfermagem - GEPASE na UFBA desenvolvendo pesquisas no âmbito da educação e formação em saúde e enfermagem, gestão em saúde e enfermagem, formação e capacitação de recursos humanos, formação profissional e de professores em saúde. Desde 2014 tem desenvolvido projetos de pesquisa com docentes de Universidades no exterior à saber: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Faculty of Nursing and Health Sciences - University of Massachusetts Boston, Faculté des Sciences de léducation - Université de Montréal, Escola de Pós-graduação em Enfermagem na Universidad Nacional de Trujillo, Universidad de Guayaquil e Escola de Ciências da Saúde - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Têm experiência na gestão de cursos de graduação, pós-graduação e instituições de ensino superior privados, bem como, em projetos públicos de financiados por organismos internacionais e nacionais. Atua em projetos de investigação internacionais com Universidad Nacional de Trujillo, Escolas Superiores de Enfermagem de Coimbra e Lisboa, Universidad Castilla-La Mancha e Universidade da Beira Interior. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq 1 D.

Vânia Marli Schubert Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e estagio Pós- Doutoral na Universitat de Barcelona - Espanha - Facultat de Pedagogia-Departamento de Didáctica y Organización Educativa sob orientação do Dr. Jose Luis Medina Moya(2010). Participa como membro parceiro do projeto de pesquisa multicêntrico sobre formação de professores junto ao FODIP- Grupo de Investigação em Formação Docente e Inovação Pedagógica. Atualmente é Professor Titular Aposentada do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq. Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/UEM (2020.2 a 2021.2). Foi Professora Visitante no PPGENF da Univerdade Federal da Bahia/UFBA (2018.1 a 2020.1). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde - EDEN. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC - Gestao 2013-2017. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC - Gestão 2007-2008 e gestão-2010-2012. Coordenadora do Projeto de ensino e de extensão Qualificação do Profissionais da Saúde para a Rede Integrada do SUS (QUALISUS) pela UFSC, desenvolvendo o Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem nas redes de atenção a saúde em urgência e emergência, saúde materna, neonatal e do lactente, doenças crônicas não transmissíveis e atenção psicossocial, qualificando 1000 enfermeiros da rede pública de atenção à saúde em parceria com o DEGES/MS e EERP/USP/SP-2011-2018.Coordenadora da construção das Diretrizes para Especialização de Nível Médio em Enfermagem nas Linhas de Cuidado e Diretrizes para Capacitação de ACS em Linhas de Cuidado, junto ao MS. Coordenadora Curso de Capacitação para Construção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio de Enfermagem em Linhas de Cuidado, parceria com FIOCRUZ/MS (2017-2018). Coordenadora dos Cursos Interinstitucionais-MINTER, DINTER e PQI de 2003-2012. Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina - Gestão 2005-2007. Investigação voltada para a linha de pesquisa de Educação em Enfermagem e Saúde em especial formação docente e formação profissional.

Alexandre de Assis Bueno, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário de Araraquara (2005). Pós-graduado em Administração Hospitalar e Gerenciamento. Mestre na área de Gestão em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo- Ribeirão Preto. Doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em Tomada de Decisão no Cuidado ao Idoso com Doutoramento Sanduíche pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Professor Adjunto da Universidade Federal de Catalão - UFCAT, nas disciplinas de Gerenciamento e Gestão em Saúde e Enfermagem I e II e Tecnologias da Educação em Saúde II do curso de Graduação em Enfermagem. Pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Organizacional . Atuou como Coordenador do Curso de Enfermagem e Chefe do Instituto de Biotecnologia (IBiotec/UFG/RC). Possui experiência como professor assistente do Centro Universitário de Patos de Minas(UNIPAM) atuando na área de administração nos cursos de enfermagem, fisioterapia e nutrição. Foi Coordenador do Curso de Enfermagem no Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (UNIDESC) e na Universidade Paulista - Unidade de Brasília (UNIP). Possui também experiência como enfermeiro em Unidade de Cuidados Intensivos. Atualmente é Coordenador Pedagógico do Departamento de Enfermagem da Unidade de biotecnologia na Universidade Federal de Catalão e Coordenador Regional da REBRAENSP- Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente.

Silvana Lima Vieira, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mestrado em Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral no Instituto de Educação na Universidade de Lisboa. Pós Doutorado no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Atualmente é professora Adjunto na Universidade do Estado da Bahia, Campus I, orienta na pós Graduação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UNEB e do Instituto de Saúde Coletiva ISC/UFBA. Tem experiência na área de Gestão de serviços de enfermagem e objetos de estudo: Trabalho, Educação e Gestão na saúde, Educação Profissional técnica de nível médio em saúde e enfermagem. Mãe de Analu & Joana.

Ana Lúcia Arcanjo Cordeiro, Universidade Federal da Bahia

Possui mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia com estágio na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa-Portugal .Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Assistência de Enfermagem. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração do Serviços de Enfermagem - GEPASE. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Ensino de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: centro cirúrgico, gestão do conhecimento e dos serviços de enfermagem no âmbito hospitalar, ensino de enfermagem na graduação e pós - graduação lato sensu. Foi bolsista CAPES para Doutorado Sanduíche em Lisboa

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Published

2024-10-12

How to Cite

Santos, I. A. R. dos, AMESTOY, S. C., Silva, G. T. R. da, Backes, V. M. S., Bueno, A. de A., Vieira, S. L., … Melo, R. S. de. (2024). Elements of organizational learning disciplines for leadership development by ibero-american nurses. Qualitative Research Journal , 12(32), 490–509. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.648

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