Elementos das disciplinas de aprendizagem organizacional para o desenvolvimento da liderança por enfermeiras ibero-americanas
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.648Palavras-chave:
Liderança, Enfermagem, Aprendizagem, Hospital, Administração de Serviços de SaúdeResumo
Esta pesquisa buscou identificar elementos das disciplinas de aprendizagem organizacional de Peter Senge para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros Ibero-Americanos em hospitais universitários. Trata-se de estudo, qualitativo, descritivo e exploratório, do tipo multicêntrico, realizado em três hospitais universitários no Brasil, Espanha e Portugal, com a participação de 30 enfermeiras, selecionadas mediante a técnica de snowball sampling. Os achados foram analisados segundo o método indutivo de Braun e Clarke e interpretados à luz do aporte teórico de Peter Senge com as disciplinas de aprendizagem organizacional. Identifica-se que os comportamentos nesse processo de desenvolvimento são embasados em preconcepções que podem levar à existência de aversão frente às atitudes de liderança, embora se reconheça que o líder é um elemento facilitador para o aprimoramento profissional da equipe, sendo, pois, relevante para os processos de trabalho em ambientes complexos, como são os hospitalares.
Downloads
Métricas
Referências
ALHAJ ALI, A.; MILLER, E.; BALLMAN, K.; BAKAS, T.; GEIS, G.; YING, J. The impact of debriefing modalities on nurse practitioner students’ knowledge and leadership skills in managing fatal dysrhythmias: A pilot study. Nurse Education in Practice, New York, v. 42, n. 102687, p. 1-8, jan. 2020. DOI https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.102687 DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.102687
ALVES, A. G.; MARTINS, C. A.; PINHO, E. S.; TOBIAS, G. C.; BARBOSA, M. A. Estudo da prática pedagógica na formação de enfermeiros com uso de uma Grounded Theory. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 7, n. 15, p. 414, 23 Dec. 2019. DOI https://doi.org/10.33361/rpq.2019.v.7.n.15.191 DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.191
AMESTOY, S. C.; TRINDADE, L. de L.; SILVA, G. T. R. da; SANTOS, B. P. dos; REIS, V. R. dos S. S.; FERREIRA, V. B. Leadership in nursing: from teaching to practice in a hospital environment. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, 7 Aug. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2016-0276 DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2016-0276
AMITAY, M.; POPPER, M.; LIPSHITZ, R. Leadership styles and organizational learning in community clinics. The Learning Organization, Reino Unido, v. 12, n. 1, p. 57–70, Feb. 2005. https://doi.org/10.1108/09696470510574269 DOI: https://doi.org/10.1108/09696470510574269
BACKES, M. T. S.; HIGASHI, G. D. C.; DAMIANI, P. da R.; MENDES, J. S.; SAMPAIO, L. de S.; SOARES, G. L. Working conditions of Nursing professionals in coping with the Covid-19 pandemic. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, n. spe, p. 1-8, feb. 2021. DOI https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200339 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200339
BAGHERI, A.; AKBARI, M. The impact of entrepreneurial leadership on nurses’ innovation Behavior. Journal of Nursing Scholarship, Indianapolis, v. 50, n. 1, p. 28–35, oct. 2017. DOI : https://doi.org/10.1111/jnu.12354 DOI: https://doi.org/10.1111/jnu.12354
BIRLESON, P.; BRANN, P. Reviewing the learning organisation model in a child and adolescent mental health service. Australian Health Review, Australia, v. 30, n. 2, p. 181-94, 2006. DOI: https://doi.org/10.1071/ah060181 DOI: https://doi.org/10.1071/AH060181
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução Nº 466 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa com seres humanos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução N° 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Reflecting on Reflexive Thematic Analysis. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, London, v. 11, n. 4, p. 589–597, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/2159676X.2019.1628806 DOI: https://doi.org/10.1080/2159676X.2019.1628806
CASSIANI, S. H. de B.; LIRA NETO, J. C. G. Nursing Perspectives and the “Nursing Now” Campaign. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, n. 5, p. 2351–2352, oct. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2018710501 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2018710501
COSTANZO, A. J. Just a Nurse, or a Bedside Leader? AJN, American Journal of Nursing, New York, v. 117, n. 3, p. 11, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1097/01.naj.0000513264.28732.41 DOI: https://doi.org/10.1097/01.NAJ.0000513264.28732.41
CRISP, N.; IRO, E. Nursing Now campaign: raising the status of nurses. The Lancet, New York. v. 391, n. 10124, p. 920–921, mar. 2018. DOI : https://doi.org/10.1016/s0140-6736(18)30494-x DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)30494-X
CUMMINGS, G. G.; TATE, K.; LEE, S.; WONG, C. A.; PAANANEN, T.; MICARONI, S. P.M.; CHATTERJEE, G. E. Leadership Styles and Outcome Patterns for the Nursing Workforce and Work environment: a Systematic Review. International Journal of Nursing Studies, Oxford, v. 85, n. 1, p. 19–60, sep. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2018.04.016 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2018.04.016
FERNÁNDEZ-SILVA, C.A.; RIQUELME-RIVERA, M.I.; CANNOBBIO-CHIGUAY, C.A.; PILQUINAO, B. Conocimientos, actitudes y motivaciones respecto a la afiliación al colegio de enfermeras en docentes universitarios. Enfermería Universitaria, México, v. 17, n. 1, p. 64-75, feb. 2020. DOI: https://doi.org/10.22201/eneo.23958421e.2020.1.705 DOI: https://doi.org/10.22201/eneo.23958421e.2020.1.705
FERRACIOLI, G. V.; OLIVEIRA, R. R. de; SOUZA, V. S. de; TESTON, E. F.; VARELA, P. L. R.; COSTA, M. A. R. Competências gerenciais na perspectiva de enfermeiros do contexto hospitalar. Enfermagem em Foco, Brasília, v. 11, n. 1, p. 15-20, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.2254 DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.2254
FERREIRA, M.; BUENO, A.; LOMBA, M. Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. V, n. Supl 8, p. 1-6, dec. 2021. DOI: https://doi.org/10.12707/rv20203 DOI: https://doi.org/10.12707/RV20203
FUSARI, M. E. K.; MEIRELLES, B. H. S.; LANZONI, G. M. de M.; COSTA, V. T. Best leadership practices of nurses in hospital risk management: case study. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, n. spe, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200194 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200194
ICN. International Council of Nurses. ICN snapshot survey: In the Year of the Nurse and the Midwife approximately only half the countries of the world have a Chief Nursing Officer. Geneva. 2020.
IQBAL, K.; FATIMA, T.; NAVEED, M. The Impact of Transformational Leadership on Nurses’ Organizational Commitment: A Multiple Mediation Model. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, Suiça, v. 10, n. 1, p. 262–275, dec. 2020. DOI : https://doi.org/10.3390/ejihpe10010021 DOI: https://doi.org/10.3390/ejihpe10010021
JEONG, S. H.; LEE, T.; KIM, I. S.; LEE, M. H.; KIM, M. J.. The effect of nurses? use of the principles of learning organization on organizational effectiveness. Journal of Advanced Nursing, Sidney, v. 58, n. 1, p. 53–62, apr. 2007. Doi : https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2006.04206.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2006.04206.x
KAPLAN, C. D.; KORF, D.; STERK, C. Temporal and Social Contexts of Heroin-Using Populations An Illustration of the Snowball Sampling Technique. The Journal of Nervous and Mental Disease, Chicago, v. 175, n. 9, p. 566–574, sep. 1987. DOI: https://doi.org/10.1097/00005053-198709000-00009 DOI: https://doi.org/10.1097/00005053-198709000-00009
KUMAR, J. K. An Insight into Health Care Setup in National Capital Region of India using Dimensions of Learning Organizations Questionnaire (DLOQ)- A Cross-Sectional Study. Journal of Clinical and Diagnostic Research, India, v. 10, n. 6, p. 1-5, jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.7860/jcdr/2016/16186.7898 DOI: https://doi.org/10.7860/JCDR/2016/16186.7898
LORENZETTI, J.; ORO, J.; MATOS, E.; GELBCKE, F. L. Work organization in hospital nursing: literature review approach. Texto & Contexto - Enfermagem, Santa Catarina, v. 23, n. 4, p. 1104–1112, oct. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072014001510012 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072014001510012
LYMAN, B.; HAMMOND, E. L.; COX, J. R. Organisational learning in hospitals: A concept analysis. Journal of Nursing Management, Oxford, v. 27, n. 3, p. 633–646, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/jonm.12722 DOI: https://doi.org/10.1111/jonm.12722
MASOOD, M.; AFSAR, B. Transformational leadership and innovative work behavior among nursing staff. Nursing Inquiry, Carlton, v. 24, n. 4, p. e12188, feb. 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/nin.12188 DOI: https://doi.org/10.1111/nin.12188
MENDES, I. A. C.; SILVA, Í. R.; VENTURA, C. A. A.; ALMEIDA, E. W. S.; SILVA, M. C. N. da. Nursing Now Brazil Campaign: alignments with global evidence for the development of national nursing. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, n. spe, p. 1-10, apr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200406 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200406
MOREIRA, M. R. C.; XAVIER, S. P. L.; MACHADO, L. D. S.; SILVA, M. R. F. da; MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa. Enfermagem na pandemia da COVID-19: análise de reportagens à luz da Teoria do Reconhecimento. Enfermagem em Foco, Brasília, v. 11, n. 1 (spe). p. 116-123, aug. 2020. DOI https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3581 DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3581
OCHO, O. N.; WHEELER, E.; RIGBY, J.; TOMBLIN MURPHY, G. Core competencies and challenges among nurses transitioning into positions of leadership – a Caribbean perspective. Leadership in Health Services, Toronto, v. 34, n. 33, p. 333-347, aug. 2021. DOI : https://doi.org/10.1108/lhs-03-2021-0014 DOI: https://doi.org/10.1108/LHS-03-2021-0014
OUDEJANS, S. C. C.; SCHIPPERS, G. M.; SCHRAMADE, M. H.; KOETER, M. W. J.; VAN DEN BRINK, W. Measuring the learning capacity of organisations: development and factor analysis of the Questionnaire for Learning Organizations. BMJ Quality & Safety, London, v. 20, n. 4, p. 307–313, feb. 2011. Doi : https://doi.org/10.1136/bmjqs.2010.042556 DOI: https://doi.org/10.1136/bmjqs.2010.042556
PACHECO-PÉREZ, L. A.; RUIZ-GONZÁLEZ, K. J.; GUEVARA-VALTIER, M. C.; GUTIÉRREZ-VALVERDE, J. M.; ORTIZ-FÉLIX, R. E. Cuidado al personal de enfermería desde la perspectiva del supervisor en el contexto hospitalario. Ciencia y enfermería, Concepción, v. 27, n. 9, p. 1-9, 2021. DOI https://doi.org/10.29393/ce27-9cplp50009 DOI: https://doi.org/10.29393/CE27-9CPLP50009
PADILHA, M. I. From Florence Nightingale to the covid-19 pandemic: the legacy we want. Texto & Contexto - Enfermagem, Santa Catarina, v. 29, n. e20200327, p. 1-13, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0327 DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0327
PAHO. Pan American Health Organization. Year of the nursing and the midwife. Washington, DC: PAHO, 2020.
PERES, A. M.; EZEAGU, T. N. M.; SADE, P. M. C.; SOUZA, P. B. de; GÓMEZ-TORRES, D. Mapping competencies: identifying gaps in managerial nursing training. Texto & Contexto - Enfermagem, Santa Catarina, v. 26, n. 2, p. 1-8, apr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072017006250015 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072017006250015
PINHEIRO, K. de F.; BORGES, Â. M. C. Os efeitos da ebserh na gestão dos recursos humanos dos hospitais universitários federais. Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades, Salvador, v. 43, n. 247, p. 452, dec. 2019. https://doi.org/10.25247/2447-861x.2019.n247.p452-477 DOI: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2019.n247.p452-477
ROSSER, E. A. Reflections: The Responsibility of Doctoral Nurses to Lead a Change in Practice. Aquichan, Colômbia, v. 21, n. 2, p. 1-8, jun. 2021. DOI https://doi.org/10.5294/aqui.2021.21.2.4 DOI: https://doi.org/10.5294/aqui.2021.21.2.4
SALVAGE, J.; WHITE, J. Our future is global: nursing leadership and global health. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 28, n. e3339, p. 1–7, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.4542.3339 DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.4542.3339
SANTOS, I. A. R. dos.; AMESTOY, S. C.; SILVA, G. T. R. da.; BACKES, V. M. S.; SILVA, C. C. R. da.; CONCEIÇÃO, M. M. da.; GÓIS, R. M. O. de. Theoretical-practical articulation of the continuous learning of leadership in Nursing in light of Peter Senge. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 74, n. 4, p. 1-8, 2021a. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1200 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1200
SANTOS, I. A. R. dos.; AMESTOY, S. C.; SILVA, G. T. R. da.; BACKES, V. M. S.; VARANDA, P. A. G.; VIRGENS, C. D. R. das. Methodological approaches that facilitate the constant learning in nursing leadership. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, n. e20200175, 2021b. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200175 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200175
SANTOS, I. A. R. dos; AMESTOY, S. C.; SILVA, G. T. R. da.; SILVA, I. N. C.; SANTOS, A. S.; JESUS, E. L. S. M. de.; GÓIS, R. M. O. de.; CONCEIÇÃO, M. M. da. Disciplinas de aprendizagem organizacional para o desenvolvimento de enfermeiros-líderes. REME-Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 26, n. e-1455, dec. 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/2316-9389.2022.38000 DOI: https://doi.org/10.35699/2316-9389.2022.38000
SANTOS, I.; AMESTOY, S.; SILVA, G. Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. VI, n. 1, p. 1-7, nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.12707/rv21117 DOI: https://doi.org/10.12707/RV21117
SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. Tradução: Neto GZ, OP Traduções. 35. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2018.
SILVA, G. T. R. da.; SANTOS, I. A. R. dos; CONCEIÇÃO, M. M. da.; GÓIS, R. M. O. de.; SANTOS, A. S.; AMESTOY, S. C.; EVANGELISTA, R. A.; CANTARINO, M. S. G.; BUENO, A. de A.; QUEIROS, P. J. P. Fatores influenciadores do processo decisório de enfermeiros em hospitais universitários ibero-americanos. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 30, n. e3563, p. 1–10, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.5648.3563 DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.5648.3563
SOUZA, V. R. dos S.; MARZIALE, M. H. P.; SILVA, G. T. R.; NASCIMENTO, P. L. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 34, n. eAPE02631, p. 1–9, 2021. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021ao02631 DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO02631
STEIN BACKES, D.; GOMES, R. C. de C.; RUPOLO, I.; BÜSCHER, A.; DA SILVA, M. J. P.; FERREIRA, C. L. de L. Leadership in Nursing and Health Care in the Light of Complexity Thinking. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 56, n. e20210553, p. 1–7, 2022. https://doi.org/10.1590/1980-220x-reeusp-2021-0553en DOI: https://doi.org/10.1590/1980-220x-reeusp-2021-0553pt
YAGHOUBI, M.; RAEISI, A. R.; AFSHAR, M.; YARMOHAMMADIAN, M. H.; HASANZADEH, A.; JAVADI, M.; ANSARY, M. The relationship between learning organization and organizational commitment among nursing managers in educational hospitals of Isfahan University of Medical Sciences in 2008-9. Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research, India, v. 15, n. 2, p. 83–9, 2010. Available in: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3093178. Accessed on: 5 Oct. 2021.
WHO. World Health Organization. State of the world's nursing 2020: investing in education, jobs and leadership. World Health Organization, Suíça, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.